Sol predomina em MS, mas calor extremo e baixa umidade exigem atenção
Em Campo Grande, os termômetros devem variar de 21°C a 23°C
O tempo segue firme nesta quinta-feira (2) em grande parte de Mato Grosso do Sul, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica. A previsão indica predomínio de sol e variação de nebulosidade, com destaque para as temperaturas elevadas, que podem chegar a 40°C nas regiões norte e do Bolsão.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Além do calor intenso, a umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos no período da tarde, variando entre 15% e 30%. A condição aumenta o risco de problemas de saúde e de queimadas, exigindo cuidados redobrados com hidratação e exposição ao sol.
No entanto, o clima não será uniforme em todo o Estado. As regiões sul, pantaneira e sudoeste podem registrar pancadas de chuva isoladas em função da passagem de cavados em médios níveis da atmosfera. Nesses locais, as temperaturas serão mais amenas, com máximas de até 28°C.
Para o Cone Sul, Grande Dourados e demais cidades do sul, as mínimas ficam entre 18°C e 20°C, com máximas de 27°C a 31°C. Já na região pantaneira e no sudoeste, a previsão aponta mínimas entre 20°C e 24°C e máxima de até 34°C. No Bolsão, norte e leste, o calor será mais intenso, com mínimas de 21°C a 24°C e máximas entre 37°C e 40°C. Em Campo Grande, os termômetros devem variar de 21°C a 23°C pela manhã, chegando a 33°C à tarde.
Os ventos sopram do leste e do sul em boa parte do Estado, com velocidade entre 30 km/h e 50 km/h. Em pontos isolados, há possibilidade de rajadas acima desse patamar. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).