A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019

11/02/2019 14:49

Vídeo mostra filhote albino de espécie ameaçada de extinção em MS

A anta foi vista com a mãe andando em uma fazenda próxima de Caracol, segundo pecuarista que registrou momento

Mayara Bueno
Antas atravessam estrada de chão em Caracol. (Foto: Reprodução vídeo).Antas atravessam estrada de chão em Caracol. (Foto: Reprodução vídeo).

Um filhote de anta albina foi visto em uma fazenda próxima ao município de Caracol, 364 km de Campo Grande. A cena está registrada em um vídeo gravado há 30 dias por um fazendeiro e, segundo o biólogo e mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, Marco de Barros, apesar de raros, são possíveis casos de albinismo nesta espécie.

Possivelmente, o animal [confira na imagem acima] que está na frente é a mãe do filhote. No Brasil e no restante do mundo, a espécie está ameaçada de extinção, segundo o especialista. Por isso, ver um albino andando por aí é “um baita registro”. O próprio autor do vídeo, que não se identificou, disse que vive na região há 14 anos e nunca havia visto o animal na cor branca.

Em Mato Grosso do Sul, a população do animal é grande, mas ainda vulnerável, seja pela diminuição dos habitats e também pela caça - que é ilegal. “Outro problema grave que a espécie enfrenta são os atropelamentos em rodovias”, afirma.

O biólogo explica que, assim como nos seres humanos, quando o pai e mãe têm gene recessivo, o filhote pode nascer albino. "Se eles possuem gene recessivo para essa característica, pode nascer assim, mas somente se os dois genes forem recessivos".

Mesmo com a peculiaridade, as antas albinas não precisam ser monitoradas, apesar de serem mais suscetíveis. “Eles sofrem por conta da falta de melanina. Sem ela, o animal fica mais sujeito a queimaduras pela radiação solar”.

O vídeo de quase um minuto e meio mostra os dois animais andando em uma vasta área verde, sendo que o filhote albino está logo atrás. Eles cruzam uma cerca, pegam uma estrada de chão e se embrenham em uma mata. Veja abaixo:



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions