ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 34º

MiAuNews

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados

ONG Amicats e Cobasi realizam a terceira ação para amparo de animais abandonados

Por Maria Gabriela Arcanjo | 22/11/2025 11:59
Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Toddy, gatinho que recebeu nome logo após adoção de criança de 10 anos (Foto: Paulo Francis)

Neste sábado (22), a ONG Amicats, em conjunto com a Cobasi, loja de suprimentos para animais de estimação, realiza uma feira de adoção de gatos. Todos os animais foram resgatados do abandono ou de maus-tratos. São cerca de 20 filhotes e adultos, testados para FIV/FELV (vírus da leucemia felina) e vermifugados. Os interessados passam por triagem, com preenchimento de dados e entrevista para verificar se há condições mínimas para conceder a adoção.

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Ana não esconde seu amor pelos felinos (Foto: Paulo Francis)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ONG Amicats realiza neste sábado (22) uma feira de adoção de gatos em parceria com a Cobasi, em Campo Grande. O evento, que acontece das 9h às 15h, disponibiliza cerca de 20 animais, entre filhotes e adultos, todos resgatados de situações de abandono ou maus-tratos. Os felinos passaram por testes de FIV/FELV e foram vermifugados. Para adotar, os interessados devem passar por uma triagem que inclui entrevista e verificação de condições mínimas. A iniciativa faz parte de uma parceria que pretende se tornar mensal entre a ONG, que atua desde 2017, e a loja de produtos para animais.

Ana Cristina Camargo, de 50 anos, presidenta da Amicats, explica que a organização funciona desde 2017 e, desde então, promove feiras de adoção. O evento de hoje é o terceiro realizado com a loja, e a intenção é que a parceria ocorra mensalmente. Os gatos disponíveis vêm principalmente de abandonos ou de colônias (áreas da cidade com muitos animais vivendo sem tutor). Embora o foco da ONG seja os felinos, há ações com cães, dependendo das parcerias.

Enquanto falava com a reportagem do Campo Grande News, Ana segurava Bentinho, filhote resgatado em frente a um estacionamento na Rua Antônio Maria Coelho. Há uma semana, quando foi encontrado, ele estava com fome, medo e pulgas. Agora está cuidado e disponível para adoção. “Eu gostaria de pedir que as pessoas dessem mais oportunidades aos gatinhos. A cidade está cheia de animais nas ruas. Que adotem com responsabilidade. Adoção é cuidado”, orienta.

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Casal durante entrevista para completar o processo de adoção do novo pet (Foto: Paulo Francis)

A enfermeira Cristiane Diniz, de 50 anos, e o marido, Suliman Diniz, eletrotécnico, também de 50, adotaram uma fêmea que ainda não recebeu nome. O desejo por uma companheira era tão grande que o casal chegou primeiro à feira. “Já tive experiência com gatos e foi maravilhosa. Eles são parceiros e muito companheiros. Ela será a criança da casa agora”, conta Cristiane, que pretende até dormir com o animal na cama.

Suliman admite que gatos não eram seus animais preferidos, mas isso mudou em março deste ano, quando encontrou um filhote abandonado em frente ao terreno dele. “Ele estava na chuva, sozinho, então peguei e levei para casa. São eles que adotam a gente”, afirma. Ele diz ainda que essa paixão em comum aproximou o casal.

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Da esquerda para a direita: Michelli, Ana Paula e Rafaela com Toddy (Foto: Paulo Francis)

A funcionária pública Ana Paula Maeda, de 47 anos, e a filha, Rafaela Ayumi, de 10, levaram Toddy para um novo lar. “Foi amor à primeira vista”, disse Ana sobre o momento em que Rafaela entrou na loja. Mãe e filha já têm um gato em casa e agora vão levar um irmão mais novo. Ana lembra ainda do momento em que perderam um dos bichinhos, vítima de leucemia. “A Rafa ficou muito mal. Vir aqui hoje é importante para ela.”

Foi a arquiteta e urbanista Michelli de Moura, de 32 anos, quem resgatou Toddy. “De madrugada, a mãe dele apareceu em frente de casa miando muito, com uma ninhada de quatro filhotes.” Ela acolheu temporariamente os gatos e conseguiu doar todos, exceto o escolhido por Rafaela. Por isso, decidiu levá-lo à feira, já que é parceira antiga da Amicats.

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Nadir espera que a ação ajude a levar animais abandonados à lares saudáveis (Foto: Paulo Francis)

A feira está prevista para encerrar às 15h e ocorre na Cobasi da Avenida Afonso Pena, 3665, Centro. Nadir Batel, de 34 anos, gerente da loja, informa que, além da ação de hoje, a Cobasi mantém pontos de doação de ração, cobertores, caminhas e outros itens destinados a animais em situação de rua.

Feira de adoção busca tutores responsáveis para gatos resgatados
Gatos adultos já vacinados e vermifugados (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.