Antes do prazo final, eleitores "correm" para regularizar título em mutirão
Os próximos plantões do Tribunal Regional Eleitoral serão realizados nos dias 1º, 2 e 3 de maio
Com o prazo final para regularização do título de eleitor se aproximando, 6 de maio, eleitores de Campo Grande aproveitaram o plantão especial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) neste sábado (25). O atendimento ocorre até às 13h no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A iniciativa busca garantir que a população tenha tempo hábil para emitir o primeiro título, atualizar dados ou regularizar pendências. Durante a semana, o funcionamento segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os próximos mutirões serão realizados no dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalhador); 2 e 3 de maio (sábado e domingo).
Entre os atendidos está a aposentada Marley Ferreira, de 63 anos, que procurou o serviço para atualizar o endereço.
“Eu morava em Sidrolândia, agora moro aqui e vou votar aqui”, explicou. De acordo com ela, algumas vezes não conseguiu votar. “Eu estava morando aqui e não pude ir lá votar. Daí fiquei sem votar”, disse.
Sobre as eleições, ela diz que ainda está perdida. “Eu não sei nem quem que são os candidatos ainda”.
O movimento também atrai jovens que vão votar pela primeira vez. É o caso de Matheus de Souza, de 17 anos, que foi ao local acompanhado da mãe. Prestes a completar 18 anos, ele decidiu se antecipar.
“Eu vou ser obrigado a votar, vou fazer 18 anos agora, então tenho que tirar. Acho importante, porque tem que mostrar o valor que você tem que defender”, destacou.
A mãe dele, a designer Adriana Garcia, de 49 anos, também aproveitou para resolver pendências.
"Eu vim regularizar o meu que já estava cancelado. Eu estava viajando nas três eleições e aí eu não consegui votar, não justifiquei e aí cancelaram o título”, explicou.
Sobre o cenário político, Adriana acredita que será um ambiente tenso. “Eu acho que vai ser polarizada e muito. Esse ano eu acho que vai ser bem complicado, vai ser um dos anos mais complicados”, pontuou.
O jovem Breno de Campos, de 19 anos, tirou o título pela primeira vez. Ele adiou o processo por conta de compromissos anteriores.
“Quando eu estava com 18, eu tinha o negócio do exército, esperei dar um tempo, eu resolvi fazer com 19 anos. Sem o título de eleitor hoje em dia, não consegue nenhum trabalho, então, fica difícil”. Ainda indeciso, Breno observa o cenário antes de escolher um candidato.
Já o aposentado Reinaldo Nantes, de 63 anos, ficou várias eleições sem votar por dificuldades de deslocamento.
“Eu vim regularizar meu título, porque eu acho que já está com uns 3, 4 eleições que eu não voto. A primeira vez que atrasou quando eu não votei, é porque eu estava na fazenda, é ruim para deslocar de lá para cá, então fica complicado. Eu vim procurar agora, porque agora eu consegui a aposentadoria também. Tem que por tudo em dia”, comentou.
Ele também prevê um cenário acirrado. “Eu acho que vão jogar pesado um com o outro”, pontuou.
Mutirão - De acordo com o chefe de cartório eleitoral, Wilson de Alencar, o mutirão tem como objetivo centralizar o atendimento e evitar filas nos últimos dias.
“Aqui nós temos 42 kits de atendimento, estamos preparados para atender mais de 2 mil pessoas por dia e a gente pede para a população em geral que não deixe para o último dia, para evitar aquelas filas quilométricas que acontecem em todo o fechamento de cadastro”, explicou.
Os serviços mais procurados são atualização de endereço, revisão de dados e alistamento eleitoral.
Somente neste sábado, cerca de 140 pessoas já haviam sido atendidas até o fim da manhã, com expectativa de chegar a 300.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.






