A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/07/2013 14:55

Após seis meses de desgaste, Bernal se propõe a “virar a página”

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) confidenciou hoje a um grupo de vereadores que está disposto a “virar a página” e superar os desgastes que sofreu nestes primeiros seis meses de governo, inclusive com risco de cassação de mandato a partir de investigações abertas na Câmara de Campo Grande, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual. Bernal esteve reunido nesta manhã de quinta-feira (4) com os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Airton Saraiva (DEM) e Marcos Alex (PT), seu líder na Câmara, além do secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz.

Segundo Saraiva, um dos participantes da reunião, a proposta de superar o período de sucessivas crises foi feita por ele e prontamente aceita por Bernal. “Eu disse para ele que é preciso virar a página dos últimos seis meses e que tanto o Legislativo quando Executivo precisam avançar o mais rápido possível”, revelou o democrata.
Bernal também teria dito que está disposto a abrir diálogo com todos os vereadores para construir uma agenda positiva para o segundo semestre de 2013. “Olha, essa foi a primeira conversa nesse nível e eu senti que o Bernal está aberto”, informou Saraiva.

Um dos pontos de convergência, segundo Airton Saraiva, foi a proposta do prefeito de preparação do município para a construção de um novo Paço. Esta manhã, a Câmara aprovou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assinada por quase todos os vereadores, prevendo a construção do Parque dos Poderes Municipal a partir de 2014.

O entusiasmo de Saraiva tem a ver também com a sinalização do prefeito Alcides Bernal de que vai concretizar emendas orçamentárias dele para este ano. Saraiva é um dos vereadores que mais criticaram Bernal na Câmara.
Outro vereador que teve uma atuação bastante crítica quanto a Bernal e travou com ele acusações verbais acirradas é Chiquinho Telles, que chegou a ser o autor da primeira “moção de repúdio” aprovada contra um prefeito na Câmara. Bernal chegou a chamá-lo de “fofoqueiro”. Indagado sobre a conversa, o tom de Chiquinho pareceu mais ameno em relação ao prefeito, economizando comentários. “Só discutimos obras, como a UPA da Moreninha e o viaduto da Coca-cola”, limitou-se a dizer.

Sobrevivência política – Para Airton Saraiva, a mudança de postura de Bernal e dos vereadores a partir do segundo semestre do ano já chega a ser uma questão de sobrevivência política. “Os dois poderes (Executivo e Câmara) precisam mudar de atitude, senão nenhum dos seus integrantes vai conseguir a reeleição”, afirmou o vereador.

O democrata entende que a conversa de hoje com Bernal pode efetivamente representar o “início de um novo relacionamento”. Ressalvou, porém, que é preciso continuar nesse caminho. “Vai funcionar se o Bernal mantiver esse comportamento”, afirmou.

 

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...
Senado aprova desconto de dívidas de produtores rurais e texto segue para sanção
O Senado concluiu a votação, nesta quinta-feira (14), do projeto que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos...


É pessoal de Campo Grande pra que ficar metendo o pau no Bernal, ele hoje é o nosso prefeito o porque não ajuda-lo, é para o bem da nossa Campo Grande, não vamos deixar que briguinhas atrapalhem o bom andamento da nossa Campo Grande. OK. Ótima iniciativa do Bernal.
 
anderson lima em 04/07/2013 16:17:18
sobrevivencia politica....esse é o pensamento do nobre vereador...cumprir o que prometeu aos eleitores nem pensar...por essas declaraçoes que nos cansamos dos nossos politicos...a o invés de fazer a obrigaçao deles e buscar melhorias para o povo, eles estao preocupados em se reeleger... vamos rir para nao chorar...
 
MILTON DE OLIVEIRA FERREIRA em 04/07/2013 15:26:49
Esperamos, nós cidadãos, que esse "entendimento" não vá ser ao estilo "toma lá- dá cá", em que as partes envolvidas fazem acordos espúrios!
 
MARCELLO MENDES em 04/07/2013 15:14:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions