ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Após sofrer derrame, prefeito "transfere" poder ao filho

Redação | 18/06/2010 15:25

Uma prefeitura de Mato Grosso do Sul está vivendo uma situação sui generis. O prefeito de Jaraguari, cidade de 5,4 mil habitantes a 44 quilometros de Campo Grande, foi afastado do cargo esta semana por incapacidade. Ele sofreu um derrame no ano passado e, mesmo assim, ficou no poder. Para evitar que o vice ficasse no cargo, tramite normal, ele passou a administração ao filho.

O afastamento de Albertino Nunes Ferreira, o Japino, só ocorreu após o promotor do Ministério Público Estadual Rodrigo Correa Amaro mover ação e conseguir uma decisão liminar tirando o prefeito do poder. A ação civil pública foi aberta a partir de denúncia informando que, na verdade, quem estava tomando as decisões na cidade era o filho do prefeito, Celso Augusto de Novaes Ferreira, que não tem cargo público.

De acordo com o MPE, foi aberto no ano passado um inquérito sobre o caso, que apurou que Japino "não está em condições mentais adequadas ao exercício do mandato desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame"

Segundo a apuração, quem estava tomando as decisões do executivo municipal era o filho do prefeito e ele apenas assinava a documentação indicada pelo filho.

O depoimento de testemunhas, inclusive servidores do município, diz que o prefeito apresenta sinais de perda de memória, desorientação, ausência de noções de espaço e tempo e apresenta idéias desconexas. Um dos depoimentos afirma que o prefeito teria até felicitado os vereadores da cidade com um "feliz natal" fora de época em sessão solene na Câmara Municipal.

A decisão favorável ao MPE determina que o prefeito deixe o cargo e que o vice-prefeito, Valdemir Nogueira de Souza, assuma a chefia do Executivo. O prefeito terá que passar por perícia médica que ateste sua capacidade mental.

A decisão da prazo de 15 dias para que ele apresente defesa. A liminar já foi cumprida. Nenhuma dos envolvidos foi localizado. Na Prefeitura de Jaraguari, o telefone não atende, pois o expediente é só pela manhã.

Nos siga no Google Notícias