ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Aprovado pacote para servidor que inclui incorporação de abono

A partir de 2019, salário dos funcionários públicos terá incorporação de abono de R$ 200, que é pago há 2 anos

Anahi Zurutuza e o Leonardo Rocha | 05/04/2018 13:18
Deputados em plenário na sessão desta quinta-feira (Foto: Leonardo Rocha)
Deputados em plenário na sessão desta quinta-feira (Foto: Leonardo Rocha)

O Governo de Mato Grosso do Sul enviou no início da tarde desta quinta-feira (5) três projetos de lei à Assembleia Legislativa. Na sessão ordinária, deputados decidiram votar as propostas em regime de urgência em sessão extraordinária ainda hoje. Todas foram aprovadas.

Foram aprovados os planos de cargos e salários dos servidores da saúde e do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), além da incorporação do abono salarial de R$ 200 nos salários dos funcionalismo público estadual a partir de março do próximo ano.

A incorporação do abono foi tentada ainda para este ano no projeto que aprovou o reajuste salarial de 3,04%, mas havia passado. Depois de negociações entre governo e servidores, foi enviada nova proposta, prevendo a mudança no ano que vem. Com o abono incorporado, o funcionalismo tem outros ganhos, pois as vantagens passam a ser calculadas sobre um valor base maior.

A pressa para aprovar os projetos foi por causa dos prazos legais estabelecidos para anos eleitorais. Reajuste e benefícios a servidores só podem ser concedidos 180 dias – seis meses – antes da eleição.

O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 7 de outubro. Portanto, aumentos e bonificações têm de ser aprovadas até sábado (7).

Os planos de cargos e salários corrigem distorções salariais e nos valores dos adicionais, além de regulamentar as promoções nas carreiras da saúde e para os servidores do Detran.

Nos siga no Google Notícias