A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

09/05/2016 08:54

Assembleia realiza audiência sobre a liberação da "pílula do câncer"

Leonardo Rocha
Deputados discutem hoje (09), com especialistas e pacientes, a liberação da pílula do câncer (Foto: Assessoria/ALMS)Deputados discutem hoje (09), com especialistas e pacientes, a liberação da "pílula do câncer" (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira (9), a partir das 14h, a audiência pública sobre a liberação da "pílula do câncer", que tem gerado polêmica entre os profissionais da medicina. O evento proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT), vai ocorrer no plenário do legislativo, tendo a presença de representantes de órgãos públicos e da saúde.

A audiência terá como objetivo discutir os estudos e testes já realizados com o "fosfoetanolamina", que se trata de um medicamento usado no tratamento do câncer. Apesar de algumas críticas sobre a sua liberação, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou lei federal, que permite o uso do compostos, em diagnósticos de tumores malignos.

De acordo com o proponente do evento, esta nova "pílula do câncer", se trata de mais uma alternativa no combate a doença. "Uma opção ao tratamento e cura de pacientes com algum tipo de câncer, precisa ser amplamente discutida, pois se há uma esperança de cura, com certeza existem milhares de pessoas na expectativa de ter acesso a essa medicação", disse ele.

Este medicamento foi desenvolvido no Brasil, nos laboratórios da USP (Universidade de São Paulo), no entanto ainda não existem estudos clínicos que atestem a sua eficiência. Assim como há críticas dos médicos, também gera esperança nos pacientes, que desejam usá-lo.

Vão participar desta audiência representantes MPE (Ministério Público Estadual), do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, de universidades, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, além de advogados e dos próprios pacientes que têm a doença, que desejam usar os novos medicamentos.

Câmara vai homenagear 84 pessoas em sessão do aniversário de 118 anos
A Câmara Municipal de Campo Grande vai homenagear 84 pessoas em sessão solene na próxima quarta-feira (dia 23). Na ocasião, a partir das 19h, serão ...
Moreira Franco: MP das Rodovias dará segurança jurídica e resolverá problemas
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, afirmou que a MP das Rodovias vai garantir condições de investimento nas concessões at...
Puccineli diz que é candidato a presidente do partido em MS se for consenso
Só se for sem disputa. É assim que o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), quer disputar o comando da legenda no Estado, nas ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions