ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 24º

Política

Atraso no encerramento em escolas estenderá apuração

A chuva é um fator que pode ter levado eleitores a votar no horário limite

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 04/10/2026 16:24
Atraso no encerramento em escolas estenderá apuração
TRE montou um painel para a divulgação dos resultados da votação (Foto: Fernanda Palheta)

Na sede do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), a informação é que a expectativa de que a votação fosse concluída nas seções às 16h não se cumpriu e, portanto, a totalização pode se estender para além da previsão inicial de 18h. Na sexta-feira, o juiz auxiliar da presidência da corte, Luiz Felipe Medeiros, alertou os eleitores para que chegassem com antecedência, mas a chuva, que atingiu Campo Grande e muitas cidades do interior, pode ter prejudicado o comparecimento aos locais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul informou que a votação não terminou às 16h nas seções, como se esperava, e a totalização pode ultrapassar as 18h. A chuva em Campo Grande e no interior pode ter afetado o comparecimento. Os primeiros números surgiram após as 16h20, com 0,89% dos 2,024 milhões de votos apurados. Candidatos como Eduardo Riedel e Fábio Trad acompanham o resultado em casa. O presidente do tribunal falará à imprensa ao fim da apuração.

Os primeiros números de apuração começaram a surgir depois das 16h20 no painel instalado no estacionamento do TRE, trazendo 0,89% dos 2,024 milhões de votos no Estado.

No local, estavam somente jornalistas para acompanhar a divulgação de informações,  ocupando a infraestrutura montada. Os dados podem ser acompanhados em tempo real na página do tribunal e também estão sendo divulgados pelo Campo Grande News.

Diferentemente do que ocorria em outros tempos, grupos políticos e candidatos não costumam mais comparecer ao tribunal. O atual governador e candidato à reeleição Eduardo Riedel (PL) e Fábio Trad (PT), os principais concorrentes ao Governo do Estado, começariam a acompanhar a apuração em suas casas. Deve haver movimentação em comitês e diretórios de partidos.

Atraso no encerramento em escolas estenderá apuração
Jornalistas ocupam a estrutura montada na sede do TRE para acompanhar os resultados em tempo real

O presidente do TRE/MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, deve falar com a imprensa no final da apuração, para apresentar os números oficiais e fazer um balanço do pleito. O sistema de totalização dos votos deverá apresentar o resultado das candidaturas majoritárias (presidente, governador e 2 senadores) e também os eleitos para as 24 vagas da Assembleia Legislativa e 8 da Câmara Federal, para as quais não basta o candidato ter ficado entre os mais bem votados, sendo necessário também o cálculo do quociente eleitoral.