A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/08/2013 16:20

Bernal busca apoio do MPE para fazer contrato emergencial da coleta de lixo

Leonardo Rocha e Edivaldo Bitencourt
Bernal pretende buscar respaldo do MPE para romper contrato com Solurb (Foto: Cleber Gellio)Bernal pretende buscar respaldo do MPE para romper contrato com Solurb (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou que vai consultar e pedir autorização do MPE (Ministério Público Estadual) para romper o contrato com a empresa CG Solurb. Desde a posse, ele vem sinalizando que poderá rescindir o contrato com o consórcio vencedor da licitação no ano passado e contratar uma outra empresa, em regime emergencial e sem licitação, para impedir a paralisação do serviço de coleta do lixo. 

Bernal destacou, durante entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre, que já recebeu parecer do MPE demonstrando que houve diversas irregularidades na licitação vencida pela empresa. Também citou duas ações judiciais, da Defensoria Pública e do MPE, que questionam a legalidade deste contrato. “Esta situação é muito complicada, tem todas estas denuncias, além da UTR (Usina de Triagem de Resíduos) que foi deixada sem atividades e condições pela gestão passada”, ressaltou ele.

O prefeito ainda ponderou que caso este contrato seja rescindindo, deve ser contratada outra empresa para efetuar o serviço, já que tem toda a questão da saúde ambiental do município. “Vamos resolver o que é melhor para população, mas com orientação das autoridades competentes”, destacou.

A Procuradoria-Geral do Município e a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de Campo Grande estão fazendo uma auditoria no contrato e buscando meios legais para romper o serviço. Bernal poderá recorrer à Vega Engenharia Ambiental, que prestou o serviço por duas décadas e foi substituída pela Financial Ambiental, que integra o Consórcio CG Solurb, ou a uma outra empresa, a Litucera. 

Esta última já presta serviço para a Prefeitura. Contudo, integrantes da equipe de Bernal avaliam que ela não tem estrutura para assumir a coleta do lixo em todo o município. 

Segundo a CPI do Calote, a prefeitura ainda deve em torno de R$ 15  milhões para a Solurb. Neste ano, só foram pagos em torno de R$ 17 milhões, segundo o prefeito. 

Crítica – Bernal aproveitou a oportunidade para criticar o vereador Paulo Siufi (PMDB) que segundo ele, tem se colocado como “cobrador” da Solurb na CPI do Calote. “Têm todas estas denúncias e ainda o Siufi quer que a gente pague a empresa, fica como representante dela”.

Já o vereador ressaltou que vai “ouvir” toda a entrevista do prefeito, se ele constatar que houve ofensa a ele ou a CPI do Calote, com a intenção de “desqualificar” os trabalhos, a comissão pretende convocar Bernal para prestar esclarecimentos.



caro vereador o sr nao tem moral pra falar de ninguem, afinal essa casa ai e uma verdadeira casa da mae joana estao todos perdidos, parece mais os trapalhoes do que uma casa de lei se tem material p CASSAR o cara o q ta esperando abre logo o processo entao ou vcs tem medo do tiro sair pelo culatra?KKK
 
paulo cesar em 04/08/2013 09:04:59
... Bernal minha maior decepção!!!! Vende o apartamento novo, e para de comprar sua aparição em programas de televisão que garanto que dá para pagar as tantas empresas que a sua administração esta devendo...
Ou 08 meses após a sua posse vai continuar dizendo que a culpa é do governo passado!
 
Jessika Martins em 03/08/2013 09:25:59
Sempre colocando a culpa na gestão passada.. Já chega né, oito meses depois? até quando isso? parece que o prefeito tá querendo colocar só empresa da confiança dele!!!
 
Moises Simplicio em 03/08/2013 09:07:53
Emergencial? isso quer dizer que vai pagar o mesmo preço ou mais, mas colocar outra empresa, outro interessado, né?
 
Caio Prado em 03/08/2013 07:49:28
NOSSA CAPITAL É UMA CIDADE LIMPA.
SÓ ESPERO QUE NÃO VENHA SE TRANSFORMAR NUM LIXÃO.
 
Alicio Mendes em 03/08/2013 06:56:48
É ótimo!!! Todo mundo sabe que ai tem esquema, e bem feito porque as provas são poucas mais descaradas, uma parentada só... E muito dim dim publico no esquema. Sou a favor de uma licitação transparente e justa!!! Onde o município, que é o povo saia ganhando e não empresários.
 
Luis Castro em 03/08/2013 00:03:12
Mostra pra que veio prefeito...
 
Eliton Santos em 02/08/2013 22:52:37
Vale relatar também as visitas do Sr. REGIS HAHN, Presidente da empresa PROACTIVA ao nosso Prefeito e que a tal empresa tem uma área na região e está a fazer tratativas a algum tempo de uma forma muito mais direta e pessoal que qualquer outra empresa que esteja interessada em participar e estejam apresentando apenas propostas de interesse de atender a PMCG.
 
Joaquim José em 02/08/2013 22:12:14
Tá explicado porque estão querendo cassar o Bernal. Tem muita grana envolvida.
 
Olavo Nunes em 02/08/2013 19:59:21
Cadê o planejamento desta administração ??
Tudo que se compra é emergencial ??
 
Ricardo Schell em 02/08/2013 18:41:40
BERNAL ESQUEÇA O LIXO ARRUME O FORNECIMENTO DO GAS PARA A MERENDA DAS CRIAÇAS,E TAMBEM A MERENDA,DEPOIS VC MECHE COM O LIXO QUE DEVE SAIR MUITO DA ADMINISTRAÇÃO
 
OSVALDO PEREIRA em 02/08/2013 18:05:05
Paulo Siufi, como sempre uma piada...
 
Marcos Batista em 02/08/2013 17:50:07
Cada dia mais o nobre vereador Siufi fica mais "queimado"junto aos eleitores.
Campo Grande é maior que essa briga partidaria nobre vereador, o povo já não aguenta mais isso!!!!!!!1
 
Ronaldo silva em 02/08/2013 17:02:29
Sr. Vereadores, o que esta faltando ou que vcs estao esperando para entrar com processo para cassar o mandato desse cidadao que esta destruindo nossa cidade? porque esperar mais se ja tem provas suficientes?
 
Rondinelio Correa em 02/08/2013 16:54:28
Não votei no Bernal, mas deixem o homem trabalhar, devemos ver até onde ele chega.
 
Milton Santolaia Miguel em 02/08/2013 16:31:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions