A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

21/05/2013 15:49

Câmara de Vereadores aprova porte de arma para os guardas municipais

Luciana Brazil

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, em segunda discussão, o projeto de lei que dá aos guardas municipais o porte de arma. Na prática, os servidores municipais passam a ajudar na segurança pública do município. Aprovada por unanimidade, a proposta segue para a promulgação, e não há necessidade da sanção do prefeito Alcides Bernal (PP). 

O autor do projeto, o vereador Alceu Bueno (PSL), acredita que a proposta coloca a Guarda à disposição, como uma colaboradora, não invadindo esfera de competência da PM (Polícia Militar).

Com a aprovação, a Lei Orgânica é alterada e passa a ter o seguinte texto: “criar e manter a Guarda Municipal armada e uniformizada, necessária à proteção de seus bens, logradouros, serviços, instalações e a ordem pública, e também como serviço permanente de proteção dos munícipes e pessoas em geral”.

O vice-presidente do Sindicato dos guardas municipais, Alberto Costa Neto, ressalta que dos 1,4 mil servidores, apenas os selecionados terão o porte de arma. "É preciso fazer um teste de aptidão física, um teste psiquiátrico, entre outras avaliações. Não são todos que estarão armados".

O projeto foi aprovado modificando a redação do inciso IV do artigo 8º, e acrescenta parágrafos ao artigo 81, ambos da Lei Orgânica do Município de Campo Grande.

Para Bueno, a proposta visa a segurança dos próprios guardas municipais. “Outro fator indubitável é a segurança para os próprios guardas municipais. É extremamente necessário que os mesmos tenham o porte de arma. Hoje em dia a guarda municipal, conforme a lei 4.520/07, não tem mais o dever único de guarda patrimonial e predial, e já tem exercido o serviço de proteção das pessoas, dos munícipes, inclusive com viaturas fazendo patrulhamento. Entretanto, por estarem desarmados, já houve casos de viaturas serem alvejadas por bandidos e quase levar a óbito o efetivo por não terem como se defender”, alega a justificativa do Projeto.

matéria corrigida às 18h06



SOU IGUAL SÃO TOMÉ, PRECISARIA VER PARA CRER.
 
MARIVALDO ABDIAS em 23/05/2013 01:15:00
voces que estao criticando os guardas que prenderam o ambulante na praça, voces gostariam que alguem fosse no trabalho de voces e os humilhasem pra nao dizer outra coisa, quem chama o guarda de guardinha, na verdade quer dizer outra coisa, querem diminuir a pessoa, ofender.
E quanto ao armamento não precisa ser guarda pra fazer caca, ja esqueceram quem matou o IKE la na casa de shows, é logico que ser der arma pro guarda havera um treinamento e uma selecao.
 
fernando crespim em 22/05/2013 23:36:11
os vereadores aprovaram o armamento da policia do prefeito, o tiro vai sair pela culatra.
GUARDA MUNICIPAL NÃO É POLICIA E NAO DEVE ANDAR ARMADA.
 
joao gaspar janzkovski lopes em 22/05/2013 20:20:36
Mais uma força na área da Segurança Pública que veio para somar. Agradeço a todos os vereadores que concederam essa realização para a nossa cidade. GRATO
 
Rodrigo Diniz em 22/05/2013 19:38:31
Mais barbárie! Com certeza!
Vide o exemplo do ocorrido na tarde de ontem, quando um guarda municipal irado por ter sido chamado de 'guardinha' (que todos sabem que muitas pessoas se referem assim, sem contudo ser depreciativo), acabou prendendo o interlocutor! Despreparo total...
 
JESSICA MACHADO em 22/05/2013 11:52:35
Não concordo e acho um absurdo, arma é coisa séria, nem nossa policia esta preparada pois falta estrutura e treinamento tecnico, imagina a guarda municipal(GUARDA MUNICIPAL NÃO FOI CRIADA PARA ESTE TIPO DE SERVIÇO).
Nossa segurança é igual a Politica uma verdadeira bagunça.
Quem vai comprar a arma ????? O PROPRIO CONTRIBUINTE PARA FICA MAIS AMEDRONTADO.
 
Eduardo Faria em 22/05/2013 09:59:41
E outra e só analisarem quanto tempo tem um policial na academia de formação pra irem pras ruas e mais de um ano ,agora vao colocar os guardinhas na rua com uma semana de treinamento.vamos ver no que vai dar.
 
maria eliza em 22/05/2013 09:43:55
Os guardinhas sem armas já se acham policial imagina armados o que vai sair de caca não ta escrito ai só quero ver os vereadores que defenderam a bandeira de guardinhas armados Nelsinho trad não deixou isso ser aprovado na gestão dele porque ele sabia da responsabilidade esperem pra ver no que vai dar eles pra mostrar que são melhores que a polícia faram tanta caca.
 
maria eliza em 22/05/2013 09:41:02
sem arma eles ja se acham pm agora armados vão achar que são ate delegados, vão sair dando porrada em todo mundo olha o caso da praça ari coelho no jornal de hoje como os guardas municipais agem agora armados vai ser um pouco pior.
 
Jose Roberto em 22/05/2013 09:07:19
Parabéns pelo projeto de autoria do Alceu Bueno; com o projeto e tão logo se torne Lei, os funcionários públicos municipais(guardas municipais), contribuirão e muito com a segurança do município, inclusive com a execução de abordagens a pessoas e veículos suspeitos que porventura caracterizem potencial ofensivo a vida e ao patrimonio. Com uma boa instrução prática e psicológica estarão aptos a portar armas de fogo em defesa da sociedade e sua própria. Seria eu ipócrita dizer que incidentes com armas de fogo não acontecem, até mesmo pessoas treinadas para tanto cometem erros. O importante é que individualmente o profissional procure se habituar, habilitar e treinar constantemente para que os incidentes sejam minimizados. Quanto a utilização, ãh, nem se fala, só se for inevitável...
 
claudeci florencio em 22/05/2013 08:46:14
E os que forem reprovados nos testes fisicos e psicologicos, mesmo assim continuaram como guardas municipais?
 
Alex Andre De Souza em 22/05/2013 08:31:57
Mais armas nas ruas.. será mesmo necessário? com tantas opções de armas não letais ainda preferem que os guardas matem? sim, é isso o que vai acontecer, alguém vai chamá-los de guardinhas e vai tomar um tiro na cabeça!
Que Deus nos ajude..
E nenhum teste psiquiátrico vai mudar o fato de que são pessoas que não ganham bem o suficiente pra manterem a cabeça no lugar. Apenas devemos aguardar pelo pior mesmo..
E pesquisas mostram que essas são as armas que depois vão pras mãos dos bandidos.
 
Dniel Simões em 22/05/2013 08:20:33
Essas pessoas não estão preparadas para isso, em breve poderemos ler notícias que não vai agradar a população, se ontem um guarda municipal prendeu uma pessoa no centro só porque foi chamado de guardinha, imagina se ele estivesse armado.....
 
Jose da Roca em 22/05/2013 08:14:46
Já presenciei coisas horríveis praticadas por guardas municipais. Se com um cassetete eles já faziam estragos imagina com uma arma de fogo. Será que essa seria a melhor solução? Creio que não estejam capacitados para esse tipo de responsabilidade. Mas fazer o que né?! Se estamos no mundo do contrário!!! Os que são responsáveis pela saúde da população que se comprometeram salvar vidas, na verdade matam vidas e os que deveriam dar segurança nos deixam mais apreensivos...
 
Odinéia carvalho sanches em 22/05/2013 07:58:40
DEUS NOS PROTEJA!
 
MARIVALDO ABDIAS em 21/05/2013 23:40:57
Parabéns aos vereadores que responsavelmente concedeu este direito aos GMs de Campo Grande.
 
wilber niza' em 21/05/2013 23:24:15
Mais uma besteira desses vereadores,guarda municipal é para cuidar de patrimonio publico não são policiais, só o tempo dirá.....
 
carlos barbosa em 21/05/2013 22:51:21
Todos devem ter armas ou nenhum, ou os que tiverem armas vão ter salário maior? É cedo para colocar armas para os guardas municipais, a polícia militar e a civil e até mesmo a federal já tem em seu quadro de policiais alguns despreparados, com todo respeito aos guardas municipais, o treinamento que alguns tiveram ainda é pouco, precisam de muito mais. A ideia não ruim, porém, deve-se estudar bem a situação, planejar, se não a coisa pode dar errado, e aí vão querer culpar o bernal.
 
Silva Souza em 21/05/2013 22:26:28
Até que enfim, os guardas municipais estarão armados, agora que ver a "rapaziada" os bandidos querem dar uma de gostoso para cima dele, já que eles também fazer parte da segunraça pública desta cidade.
Já que a PM e Polícia Civil estão em greve... pelo menos eles farão um pouco da segurança da nossa capital.
 
RAFAEL DIAS DA SULVA em 21/05/2013 21:50:46
Um absurdo! No país onde nem a Polícia Federal tem o treinamento que deveria ter, se coloca armas nas mãos de guardas municipais. Os políticos deveriam se preocupar em aprovar projetos para melhoria da educação, promover a inclusão social e cultural do povo e não em armar guardas de praças, como isto fosse resolver o problema da violência. Isso é uma arma apontada para a cabeça do estado e do município. Vamos mais uma vez pagar pra ver, ou melhor, morrer e virar estatística.
 
Carlos Augusto em 21/05/2013 21:31:48
A guarda tem homens super preparados,pois a maioria são ex-militares do exército,marinha e aeronáutica,com mais de cinco anos de serviço.Com cursos de trânsitos acompanhados por policiais federais,cursos de tiros com todos os tipos de armamentos,são pessoas preparadas até para desarmar bombas se precisar.São pessoas treinadas para resgate de pessoas em locais de incêndios,afogamentos e sequestros.Além de guardas,são super heróis tanto da sua família quanto a dele, que espera todos os dias no portão de sua casa esperando seu retorno de guardião da nossa cidade.Parabéns aos GUARDAS MUNICIPAIS por essa grande vitória.
 
marcos filho em 21/05/2013 20:41:11
agora sim,teremos uma guarda municipal forte e bem preparada.
 
ademar gonçalves de matos. em 21/05/2013 20:30:58
Só esperam que não façam o que não deve.....pois sem armas já são abusados!
 
Anderson Silva em 21/05/2013 18:19:38
Concerteza o prefeito vai dar o treinamento correto para todos os Guardas Municipais.E nos q saimos ganhando com esta decisao tao importante.
 
joao batista em 21/05/2013 17:45:42
E de certa forma correta isso, mais com tanto que tenha todo treinamento necesario para evitar problemas posteriores, pois ter arma é uma coisa mas a praica do dia a dia e manuseio do mesmo é outra coisa bem diferente precaução no máximo.
Mas a segurança e bem vinda.
 
andrea marques em 21/05/2013 17:25:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions