A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

13/04/2013 09:37

Câmara pode aprovar uso de armas por guardas municipais na Capital

Zemil Rocha
Guardas municipais em ação durante a passeata de agentes de saúde (Foto: Paula Maciulevicius)Guardas municipais em ação durante a passeata de agentes de saúde (Foto: Paula Maciulevicius)

Mudança na Lei Orgânica (LOM) poderá liberar o porte de arma para guardas municipais de Campo Grande, a fim de que contribuam com a segurança pública da cidade. A Câmara de Campo Grande vota uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que dá essa autorização na sessão ordinária da próxima terça-feira (16).

A proposta já nasce praticamente aprovada já que 23 dos 29 vereadores assinam o projeto. A LOM exige aprovação por dois terços dos membros da Câmara, o que significa no mínimo 20 votos a favor.

O autor do projeto é o vereador Alceu Bueno (PSL) e assinaram os parlamentares Mario Cesar (PMDB), Edson Shimabokuro (PTB), Paulo Siufi (PMDB), Coringa (PSD), Carla Stephanini (PMDB), Carlão (PSB), Herculano Borges (PSC), Edil Albuquerque (PMDB), Zeca do PT, Rose Modesto (PSDB), Cazuza (PP), Airton Saraiva (DEM), Otávio Trad (PT do B), Gilmar da Cruz (PRB), João Rocha (PSDB), Flavio Cesar (PT do B), Elizeu Dionízio (PSL), Chiquinho Telles (PSD), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Waldecy Chocolate (PP), Delei Pinheiro (PSD) e Grazielle Machado (PR).

Em primeiro turno de discussão e votação será votada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica n° 61/13, que modifica a redação do inciso IV do artigo 8° e acrescenta parágrafos ao artigo 81, ambos da Lei Orgânica do Município de Campo Grande. A matéria será votada em primeiro turno de discussão e votação, precisando passar por nova apreciação para depois ser promulgada pela Mesa Diretora da Câmara e incorporada à LOM.

As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. É tão clara a intenção do constituinte de admitir uma atividade de polícia pelas guardas municipais, que a previu no art. 144.§ 8º: “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.

Quanto ao porte de arma, as guardas municipais já estão autorizadas a usá-las pela legislação federal. A lei federal 10.823, de 22 de dezembro de 2003, define no seu artigo 6º que podem, entre outros, portar armas de fogo: “III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei”.

Guarda quer usar armas - O comandante da guarda municipal de Campo Grande, coronel do Corpo de Bombeiros Jonnys Cabreira Lopes, é a favor do uso de armas pelos 800 guardas do município. Considera, porém, que antes de armá-los sejam devidamente instruídos.

Apesar de ser a favor de que os guardas municipais portem armas de fogo, o coronel Jonnys considera que isso hoje não é prioridade. “É uma questão a longo prazo. O primeiro passo é abastecer os guardas de armas não letais, spray de pimenta e pistola de indutividade”, defendeu ele, em recente entrevista ao Campo Grande News. Para o comandante, há que se resolver primeiro os problemas estruturais básicos, “para depois defender projeto e ganhar recursos para então tentar o armamento”.

Já existe um convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Campo Grande para que sejam repassadas armas de fogo à Guarda Municipal e estas sejam treinadas para poder utilizá-las.

O problema é que as carências da Guarda Municipal da Capital são primárias. Até hoje a corporação não tem sequer sede própria, funcionando em sede cedida pela Secretaria de Assistência Social (SAS). Ainda faltam equipamentos de transporte, embora tenham sido adquiridos 14 motos e 14 carros.

Há também reclamações dos guardas municipais sobre a perda de benefícios a gestão do prefeito Alcides Bernal (PP). O salário dos profissionais com mais de 10 anos de serviço diminuiu consideravelmente com a retirada dos benefícios. Com eles o salário chegava a R$ 2,8 mil, mas agora caiu para R$ 1,2 mil. Os guardas lotados na saúde recebiam por um plantão de 12 horas R$ 150,00, mas agora houve queda para R$ 45,00.

MP sem investigação - A sessão da Câmara, na terça-feira, contará ainda com a participação de Fabiano Ruiz Castaldi, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil, e de Antonio Carlos Knoll, diretor regional da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal. Ambos farão uso da Tribuna para discorrer sobre a PEC 37, que trata da competência para investigação criminal. O convite foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Mario César.

A sessão ordinária de terça-feira será realizada pa partir das 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n/ 1.600, bairro Jatiuka Park.

 



Primeiro, os Guardas que foram chamados em 2009 (que tiraram notas satisfatorias) fizeram cursos na acadepol e cfap portanto, se estao mal preparados é culpa da pm e civil para quem não sabe o que esta falando.
Segundo o que esta acontecendo atualmente é o comando chamando atraves de indicação nao os melhores guardas mais os mais puxa sacos no caso 91 indicados e só 50 por merito de antiguidade, TAF, conduta arribada.
a conclusao é que tem de fazer concursos internos e nao indicação para que as pessoas tenham um serviço prestado pela GM de qualidade, cobrem isso pessoal e não falem o que não sabem, GM é uma realidade, mais cedo ou mais tarde sera armada, cobrem para que sejam os melhores escolhidos e nao os mais chegados.....
 
Cesar nunes em 03/02/2014 09:18:09
Eu sou de acordo com o porte de arma para os GMS,pois a segurança publica em geral e principalmente a populaçao esta perdendo a guerra contra a bandidagem, os bandidos estao organizados , Esta faltando os nossos governantes,juntamente com todos os orgaos de segurança publicas se organizarem tambem para vencer esta guerra. Nos nao podemos perder para bandidos!
 
loirson do nascimento pinto em 17/04/2013 10:55:39
Quem fala que o concurso da GM foi muito fraco ta com dor de cotovelo porque não conseguiu passar...kkkk... Todos são capazes de ter porte de arma desde que passe por academia...entendeu colegas..
 
Marcos Silva em 16/04/2013 10:42:24
Li cada absurdo aqui dizendo que vai ter mais óbito que ''guardinha'' vai sai matando, eu vou fingir que não vi por se tratar de gente IGNORANTE, é fardo do municipio cuidar de seus municipes e bens publicos, ou seja, a criação de Guarda Municipal é para isso, logicamente que este Porte não é sensato sem ter capacitação para isso, para quem é leigo nós já temos uma parte da capacitação feita no mesmo centro de formação que a PMMS (CFAP), basta mais horas aulas para a conclusão para porte de arma, para quem diz não ser a favor na hora que cair na mão de um Vagabundo ''armado'' vai clamar até pro Diabo pra sair dá situação, então quanto mais agente de segurança publica (capacitado) na rua melhor. Pensem nisso, larguem de ser retrógados.
 
leandro luzio em 15/04/2013 20:38:45
Rsrsrsrsrs... Esse "Jonildo Domingos" é um brincante... O camarada teve a capacidade de me pesquisar.... kkkkk Se quer pesquisar direito. Procure melhor no Diário Oficial do Estado e veja onde trabalho... Estou falando... Tem GM embusteiro mesmo no caso você. nem sabe pesquisar direito e quer da uma de "super investigativo". e depois vem me falar que estou com dor de cotovelo. Boa pesquisa aí chefe!!!!!
 
Waddington Brito em 14/04/2013 15:18:03
Vai ter nas um monte de gente despreparada armada na rua ...fazendo caca nas hrs de folga...sou contra esse concurso da guarda municipal eh mto fraco pra darem esse poder de policia armada a eles acho que se for pra armar mesmo, deveriam mudar os concursos e melhor preparar os que ja estão efetivados e selecionar soh os melhores e esses sim dar armas,,,tem mto guardinha ai que mal da conta de segurar o cacetete pra que arma?
 
paulo matos em 14/04/2013 09:32:28
Sou a favor de armas não letais, como pistola de choque (teaser), é eficiente, paralisa e dá condições de imobilização.
Se a situação exige mais equipamentos, chamem a PM.
 
MATEUS CASTELLUCCIO em 14/04/2013 07:56:58
se sensato armar a gm? ao meu ver sim, uns dizem q ela tem pouco treinamento, q a pm tem bem + preparo.... são n fatores q demonstram a necessidade disso. + concerteza o certo é dar 1 fuzil 762 ou pistola 9mm na mão de jovens de 18 anos nas forças armadas.... dar arma para vigilantes em um curso d menos de 1 mes.... isso sim é o correto, dai qdu acontece d entrar um loko matando diversas crianças em escolas vem uns falar bobagem, gm armada? SIMMM....
 
Carlos Alexandre Barbosa em 14/04/2013 07:42:33
Não vejo o por que o legislativo municipal diz que vai aprovar. É só cumprir lei anterior em vigor, que é federal e não foi revogada.A licitação sim, para adquirir as armas se precisasse, já que irão ser doadas pela PM, no mais é conseguir o registro e porte com a polícia Federal e a munição com o exército.Conseguem aquadradar o que está redondo só pra depois dar a impressão que eles é que fizeram uma lei que rege as corporações e instituições policiais no tocante ao porte de armas desde antes da guarda ser criada nas grandes cidades do Brasil.
 
Louriva Simõesl em 14/04/2013 00:18:09
Soua plenamente a favor desde que nao implante de imediato sem antes ter um treinamento e tb selecao de quais tem condicoes psicologicas, de usar uma arma de fogo, se eu fosse o comandante iria dizer, SE POSSIVEL ATIRE PARA MATAR, qdo se tratar de bandidos, chega dessa hipocresia de direitos humanos pra bandidos. e daria a sugestao dos guardas municipais, atuarem somente mais nas areas centrais, deixando pra PM, que esta mais treinada e qualificada no momento os bairros.
 
Carlos Gomes em 13/04/2013 22:55:01
todos nos sabemos o quanto foi duro o treinamento da guarda, lembro que na época teve ate denuncia a imprensa. Então dizer que a guarda nao esta preparada para ter armas é muita falta de informação. Precisamos sim de mais segurança. Na minha opinião e da minha familia nos apoiamos o uso da armas por Guardas Municipais.
 
fernando alves em 13/04/2013 21:48:53
O cmdt da GM é bastante sensato, a prioridade pra GM não é arma de fogo, mas sim armas não letais, como armas de choque, spray pimenta e cassetetes. Arma de fogo é prá policia com treinamento e preparo prá uso. A GM quer ser polícia, então quem cuidará do patrimônio público para o qual a GM foi criada?
 
Ivo Lemes em 13/04/2013 21:16:27
Armas de fogo não! Armas de paralisia, não letais(taiser) sim!
 
MARCELLO MENDES em 13/04/2013 20:40:15
É bom que os Srs vereadores atentem para o fato de que os guardas municipais são meros vigilantes e não tem poder de polícia para portarem arma na condição de polícia. Antes de votarem essa lei por que não ajudar o Sr Prefeito a governar a nossa capital, armar a guarda municipal e secudário, pois isso vai demandar gastos e eu pergunto aos senhores vereadores da onde vai sair a verba?
 
Noraldino Brito de Miranda em 13/04/2013 20:29:41
Mais individuos armados,significa,mais obitos,mais pessoas alejedas, mais familias destruidas.sem contar o lado financeiro(com a aquizição das armas e as possiveis despesas hospitalares, indenizações,etc).Basta!desarmamento já.Antes que digam que deverão andar armados porque, devido a sua atividade poderão ser alvo do crime organizado.Senhores vereadores de Campo Grande-MS, a decisão é de V.Exas.Aumentar o numero de pessoas armadas é contribuir para o aumento do custo social.
 
Fernando Dias em 13/04/2013 19:42:08
É muita responsabilidade,afinal eu mesma já vi e fiquei horrorizada com atitude de dois guardas que trabalham na Santa Casa,eles simplesmente atiram com aquela arma de choque em um viciado que dormia na escada que da acesso a rua 13 de Maio.O rapaz apesar de seu vicio dormia e não apresentava nenhum perigo aos mesmos,os quais depois viraram-se e rindo foram embora como se estivessem fazendo traquinagem de crianças,ou seja entendi que eles brincavam de bandido e policia.
 
Marta Alves em 13/04/2013 19:41:50
Pelo amor de DEUS,guarda ARMADO É DAR UM TIRO NO PÉ.
VAMOS LÁ,ACHO QUE OS PRÓPRIOS GUARDAS MUNICIPAIS NÃO SABEM A SUA FUNÇÃO,É SÓ ELES DAEM UMA OLHADA NA CF ARTIGO 144 § 8° QUE ELES VÃO SABER QUE A FUNÇÃO DA GUARDA municipal E CUIDAR DO PATRIMÔNIO PÚBLICO.NÃO EXISTE POLICIA MUNICIPAL( POIS O ROL DO 144 E TAXATIVO).

SE OS GUARDAS municipais QUEREM SER POLICIAIS,QUE ESTUDEM E FAÇAM CONCURSO PARA A POLICIA MILITAR OU FAÇAM UMA FACULDADE E TENTEM SER POLICIAIS CIVIS OU FEDERAIS.
MEU IRMÃO GUARDA É GUARDA.
 
TIAGO VARGAS em 13/04/2013 18:01:28
pelo amor de deus ne, tem cada um sem instrucao na guarda municipal, imagina dar uma arma pra um cara desse, se tem gente que se acha com 1 pal na mao imagina com 1 arma de fogo, vai se achar o rei da cocada preta.
 
Rosana Marques em 13/04/2013 16:52:09
Isso nao pode acontecer! esses guardinhas nem treinamento tem e se acham muito! um policial militar passa por varios treinamentos para poderem ser efetivados muitos nem conseguem a chegar no final do curso! e agora vcs querem dar armar para quem nem se quer tem noção doq e uma arma!!!!!
 
José Paulo da Silva em 13/04/2013 16:30:52
Esses politicos deveriam armar sim a nossa "guarda"municipais,mas com tecnologia de ponta,com computadores,viaturas,taser e radios comunicadores.Dar a cada um uma arma de fogo é retrocesso contra a paz,afinal de contas ,como o proprio nome já diz são GUARDAS e não policia;Guardião do ben público,a menos que transforme a corporação em Policia Metropolitana da Capital,com poder de policia,mesmo.Politico gosta mesmo do "quebra galho",do paliativo.Não é assim não! Tem que consultar o povo.Já pensou um servidor desse armado e matando um jovem pichador,um morador de rua que dorme sob o predio publico ou um jovem aluno da escola?
 
samuel gomes-campo grande em 13/04/2013 16:23:00
Agora pensem comigo: Vocês preferem a arma nas mãos de bandidos como assistimos diariamente nos meios de comunicação. Ou equipar e armar uma força de segurança como a Guarda Municipal que vem para somar, para atuar mais ativamente no combate à criminalidade em nossa cidade. Em muitas cidades, isso já é uma realidade. E Campo Grande, infelizmente, ainda patina, ainda está atrasada nesse aspecto. A cidade cresceu, mas a mentalidade das pessoas daqui ainda não evoluiu. Que pena!
 
Daniela Santos em 13/04/2013 16:16:59
Povo de Campo Grande, até quando vão continuar a se comportar como cidade do interior do Brasil. A nossa capital cresceu e ganhou ares de cidade grande e com isso a criminalidade aumentou. É lamentável o pensamento de alguns, dizendo que a Guarda Municipal não deve ser armada, sendo ela uma instituição séria e que presta um excelente serviço à população Campograndense. Está na hora de deixar a ignorância de lado e unir esforços em prol de mais segurança à nossa gente. Sejam racionais e menos preconceituosos. A cidade agradece.
 
Daniela Santos em 13/04/2013 16:09:03
Olha não deixei de ler varios comentarios, mas deculpe os Policiais aqui ..... Alguem viu o video de BH_MG onde um policial militar quase deixou o seu parceiro morrer pq não reagiu a um confornto com um VAGABUNDO (o policial congelou)....O que é TREINAMENTO DEVIDO?
Resposta MINHA: Bom Treinamento DEVIDO acho que seria o que eu vejo sempre na Afonso Pena membros da nossa gloriosa força especial CIGCOE realizando diariamente.... Fica meu comentario.....
 
Pedro Oliveira em 13/04/2013 16:01:32
Alô, alô sociedade campograndense, pela amor de Deus não deixa não. Nossos filhos não merece.
 
Robson algusto de souza em 13/04/2013 15:26:40
Falam tanto em desarmar a população, agora vem arma mais gentes. Pior ainda, sem preparação para isso.
 
carlos de arruda em 13/04/2013 15:24:22
QUE IRRESPONSABILIDADE ...
 
marco moraes em 13/04/2013 15:21:40
Parabéns a está casa de leis. Pois é de atitude como estas que fara com que o Poder Executivo faça, cumprir a vontade do povo.
Sei que tem guarda que não merece armamento, mais não ira armar um e sim uma Categoria de Agentes de Segurança Publica que tem como maior bem a POPULOÇÃO.
treinamento e qualificação já estão acontecendo pela SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA, e as verbas federais já estão vindo, vídeo monitoramento, viaturas. É um processo que já existe faz algum tempo.
 
helder serem em 13/04/2013 15:18:54
CONCORDO QUE A POLICIA MILITAR AQUI DO ESTADO É UMA DAS MELHORES DO BRASIL E PRESTA UM BOM SERVIÇO´, PORÉM INSUFICIENTE PORQUE MUITOS CRIMES ACONTECEM AINDA EM CAMPO GRANDE PRINCIPALMENTE NA PERIFERIA.A GUARDA MUNICIPAL SENDO UMA FORÇA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PUBLICA SERIA UM REFORÇO UM SUPLEMENTO NA SEG. PUBLICA DESAFOGANDO TAMBÉM O SERVIÇO DA PM.
 
marcos martins em 13/04/2013 15:09:11
Sou a favor do armamento da guarda. Porém como disse o cmdte, têm q se preparar antes. Primeiro penso eu q, com este salario (boa parte em bonificação e hora extra - se assim pode se dizer) e este plano de saúde, onde tudo é cobrado do servidor, é complicado, pois qdo se arma uma instituição, esta instituição será cobrada para fazer novas ações. O Policial Militar (q acho deveria ganhar muito mais), têm um salário melhor, não perde o seu ganho qdo por infelicidade acontece de se ferir em ação, têm um plano de saúde q o ampara melhor, pois arca com gde parte do tratamento. E o GM, se baixar em ação? Vai continuar recebendo suas horas extras de plantão? Continuará com algum beneficio q ganha em atividade? Todos sabemos q não. Portanto lutem por melhorias e garantias de trabalho para vcs.
 
JULIO CESAR em 13/04/2013 15:05:03
Já tá dando câimbra no cérebro esse negócio de armar a Guarda Municipal. Nunca ví ninguém promover segurança, sem guardar para sí a vantagem na ação. No caso do Guarda, a vantagem seria estar devidamente armado. Tomara o senhor Prefeito e os desunidos Vereadores, entrem num acordo, para que até o Natal, a GM esteja devidamente armada e equipada.
 
Valter Oliveira em 13/04/2013 14:54:50
Do Modo Q Anda as Coisas,Daki a Pouco os MotoTaxista,Motorista de Taxi,Motorista de Onibus ,Van e Ate Os Moto Boy Vai Td Andar Armado.
Tantas Coisas P Se resolver Em Cg.
Principalmente Resolver essa Briga entre Vereadores e Prefeito..
Resolver o Problema com os PC.
Faz Favor...
 
Fábio Souza em 13/04/2013 14:06:29
Mais arma + vidas seifadas,+ pessoas alejadas por mais variados motivos e + famílias destruidas.Dizer que portar arma,significa + segurança a sociedade é uma hipocresia.Para conseguir autorização para andar armado argumenta-se que a arma é uma ferramenta indispensál e se for necessário fazer uso da mesma,será em cuprimento do dever da
função.Logo a seguir é que em função da profissão, é alvo do crime organizado e, por aí vaí. E o resultado,é mais pessoas armadas nas ruas,bares,lojas/mercados,boate/clubes,pesqueiros e escolas,e o resultado ...?sem falar da parte monetária; Mais arma,maior custo social.
 
Fernando Dias em 13/04/2013 13:52:57
guardas municipais ja deveriam trabalhar armados , quem critica essa lei contra é porque nao entende nada de segurança publica.conheço cidade do interior de sao paulo que a guarda municipal é mais respeitada do que a propria policia militar tem o mesmo poder
prendem bandidos perigosos ,traficantes ,recupera carros roubados e nao estou mentindo nao eles sao melhoers que a poliçia militar ,só que eles tem boas viatuaras e sao bem renumerados, pesquizem esta cidade chama-se araras no interior de sao paulo.
 
natal araujo em 13/04/2013 13:34:23
Concordo plenamente com o Cel. BM Jonys Cabrera Lopes, comandante da Guarda Municipal. O futuro da GM é ser armada, todavia, será em decorrência de um processo, tendo como início a estrutura física para o orgão, onde os mesmo possam ter treinamentos, capacitação, respeito à hierarquia e finalmente o armamento. Feliz escolha do Sr. Prefeito para comandar a GM um cara sensato e não um porra louca que já estaria brigando para armar os seus subordinados, antes de qualquer coisa, apenas para dar estatos aos seus subordinados!!!!
 
Josevaldo Pereira em 13/04/2013 13:31:10
o senhor santana brito fala em embuste, mas o cara fez concurso para GM e nem foi aprovado será que ta com dor de cotovelo.
 
jonildo domingos em 13/04/2013 13:11:54
jonildo domingos. Querer todos querem. Pergunte a uma criança se ela quer um doce.. Certamente ela aceitará. E mal informado são aqueles que enxergam somente um lado da problemática ou seja o lado da "vantagem". O que você está enxergando. O próprio Comandante Disse que é a longo prazo e a necessidade atual da guarda sim seria armamento não letal. para imobilização e ou contenção de um disturbio. Não vejo nenhum pai ou uma mãe ou um paciente com um revolver na mão na fila de posto de saúde reclamando prioridade. Vejo sim bandido fazendo assaltos roubando e furtando bem alheio fora da realidade Guarda Municipal. Como disse em outra postagem. Proteção da Sociedade é função da Polícia Militar.
 
Waddington Brito em 13/04/2013 13:09:39
Sou a favor da guarda municipal portar arma de fogo, se coloquem no lugar deles ao trabalhar em periferias e em locais de risco, o que se faz com apenas uma tonfa?No entanto, devem ter um sistema bem rigoroso de corregedoria para avaliar e punir quem praticar um crime ou uma transgressão, pois alguns que conheço frequentam alguns "lugares" e têm postura que não condizem com o bom nome da classe.Devem saber que serão o braço direito da PM e não quererem medir autoridade ou qualquer outro tipo de rixa, assim a sociedade espera.Cada um deve saber o seu lugar, se quiser ser polícia que faça outro concurso.Outros tipos de crítica, principalmente se for de polícia é pura vaidade, devemos pensar como cidadãos, é mais segurança para a sociedade.
 
Antonio Carlos em 13/04/2013 13:01:38
Na hora de fazer concurso...esta tudo de acordo. Depois, começam...querem as armas da PM. Querem os salários da PM e, logo a seguir...querem ser PMs! Por que não fazem concurso para a PM? Por que a PM não destina um certo número de policiais às prefeituras e com os respectivos salários pagos por elas? Não seria mais simples de que ceder à mesma historia dos "agentes educadores das UNEIS" que, também querem armas e poder de polícia. Fazem um concurso sem a exigência de curso superior e, quando se formam, querem ganhar como tal...É só procurar outros concursos que pagam mais e, também, exigem mais.
 
Mauricio Coutinho em 13/04/2013 12:55:51
a GM tambem faz seguranca da populacao, visto que ja foi alterada a LOM a alguns meses atras, e portar armas e um direito do Guarda nem q seja para protecao de predio. se ate vigilancia privada usa nao entendo por q a descriminacao com a GM. fassa uma visita a Dourados e veja se a guarda armada da problema. isso ai e opiniao de PM com dor de cotovelo. isso e consequencia do modelo atual de seguranca publica q e falho e nao da conta do recado
 
Flavio Cesar em 13/04/2013 12:48:40
Pra qual finalidade portar armas? Somente para proteger um bem público?? Proteger os cidadãos é função da Polícia Militar... Parem de ser hipócritas. Isso é pretexto simplesmente para um aumento salarial porque para proteção individual nem da sociedade que não está sendo exposto. Analisem bem: Armamentos + investimentos + capacitação + gastos com EPI's = $$$. Todo mundo está vendo que a prefeitura está andando mau das pernas. Aprovem isso e vocês verão o que é travar um sistema. Gerando mais impostos e não satisfazendo nossa qualidade de vida. Meus amigos isso aí é puro embuste de GM querendo dar uma de Polícia.
 
Waddington Brito em 13/04/2013 12:27:08
Claudinei Braz, é sim poder da câmara e do prefeito isso, pois como a propria reportagem mencionou, a lei ampara guarda armada em cidades acima de 500 mil habitantes, cabendo as autoridades do municipe optar ou não por isso.
Na questão da guarda armada sou a favor desde que haja um treinamento decente aos mesmos!

 
Marcio Brunholi em 13/04/2013 11:49:15
Algumas pessoas mal informadas fazem comentarios sem antes se informar sobre o assunto, mas vamos lá.
1. A guarda municipal faz teste pisicologico antes de ser efetivado no quadro funcional iqual outro policial, seja civil ou militar.
2. O porte de arma aos quardas municipal esta previsto no estatuto do desarmamento, que inclusive foi aprovado por referendo nacional em votação popular.
3. A camara municipal e quem legisla sobre as leis municipais e assim compete a ela esta decissão de ratificar o estatuto da quarda municipal que deixa a desejar alguns direitos que os guardas tem, mas não estão lhes sendo ofertado.
Ou seja a população não tem que temer pois os quardas estão e seram capacitados de acordo com sua necesidade. para contribuir com a segurança que esta precissando de reforço.
 
jonildo domingos em 13/04/2013 11:45:19
tambem sou a favor deles usarem armas apos treinamento mas como disse nao sao os vereadores que aprovam isso querem é se aparecer
 
claudinei braz em 13/04/2013 11:41:55
Sensata a postura do Cmte. da Guarda, armar não deve ser cogitado enquanto o treinamento e a formação desses profissionais não obdecer padrões mais rígidos. O uso/emprego de uma arma de fogo por um elemento não preparado pode causar mais estragos. Muita hora nessa calma.
 
rommel yatros em 13/04/2013 10:56:59
Guardas municipais armados? Demorou. São profissionais de segurança pública, andam fardados, e, diga-se de passagem, prestam bons serviços a nossa cidade. Ótima iniciativa dos vereadores. Fernando - ST PM
 
Fernando Silva em 13/04/2013 10:56:38
Acho que sem treinamento adequado nenhum guarda municipal deve ter uma arma. Não podemos esquecer que um policial faz academia de polícia e fica muito tempo estudando para poder portar uma arma. Os GMs tem um treinamento ralo de poucos dias e que mal ensinam defesa pessoal. Fora que a junta médica da prefeitura não faz exame psicotécnico. Colocar armas nas mãos de gente despreparada vai ser mais um perígo para a população.
 
FABRIZIO VIZIOLLI em 13/04/2013 10:46:34
que poder a câmara tem para isso não são eles que decidem isso e sim autoridades competentes