ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Câmara prorroga isenção do ISS ao Consórcio Guaicurus até dezembro

Medida foi aprovada por 22 votos favoráveis e dois contrários

Mayara Bueno e Bruna Kaspary | 06/02/2018 12:58
Plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira. (Foto: Bruna Kaspary).
Plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira. (Foto: Bruna Kaspary).

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou a isenção de ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) ao Consórcio Guaicurus até 31 de dezembro de 2018. O projeto, enviado pela prefeitura da Capital, recebeu o aval de 22 vereadores, enquanto Loester (MDB) e Vinicius Siqueira (DEM) foram contra.

Os parlamentares disseram que, mesmo com a isenção, a população não é beneficiada. "Como vou falar que população tem que pagar a taxa de lixo e uma empresa não precisa pagar imposto", questionou Loester.

O município, por sua vez, justifica a isenção afirmando que, se não o fizer, o Consórcio terá de repassar para o preço da passagem, elevando ainda mais. Válido desde dezembro passado, o novo valor (R$ 3,70 tarifa regular e R$ 4,50 nos 'fresquinhos') contempla apenas o reajuste da inflação.

Inicialmente se posicionando contra a isenção, o vereador André Salineiro (PSDB) propôs a formação de uma comissão que avalie o serviço das empresas de ônibus e se as contrapartidas ao desconto do imposto estão sendo cumpridas.

"Se não for cumprido o combinado, será feito um pedido para retirada da isenção em junho". O Consórcio precisa fazer melhorais nos terminais e nos ônibus, além de outros combinados, para manter a isenção. A validade é retroativa a 1º de janeiro de 2018.

Outros projetos - Na primeira sessão ordinária, que ocorreu nesta manhã, os parlamentares aprovaram a desafetação e doação à Emha (Agência Municipal de Habitação) áreas do município. Outro proposição aprovada autoriza a prefeitura a "desafetar, desdobrar, alienar ou permutar as áreas de domínio público municipal".

Nos siga no Google Notícias