ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara vota abertura de Comissão Processante para investigar "farra das diárias"

Alan Diógenes | 13/01/2015 19:29
Gaeco apreendeu documentos na câmara de vereadores durante investigação. (Foto: Rio Pardo News)
Gaeco apreendeu documentos na câmara de vereadores durante investigação. (Foto: Rio Pardo News)

Os vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, a 85 quilômetros de Campo Grande, irão votar na noite desta terça-feira (13), a abertura de uma Comissão Processante para investigar um esquema de corrupção dentro da Casa de Leis, mais conhecido como “Farra das Diárias”. Caso os parlamentares votem a favor da abertura, serão sorteados os três membros que irão compor a comissão, e os advogados dos vereadores investigados terão 10 dias para apresentar as defesas.

Cerca de dois meses uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) desmontou um esquema de diárias fantasmas e contratos fraudulentos, que desviou cerca de R$ 3,5 milhões. Oito parlamentares foram afastados acusados de participação no esquema.

De acordo com a investigação do Ministério Público Estadual, os vereadores faziam saques de dinheiro em um supermercado do município, pagavam pensão alimentícia com dinheiro público, forjavam relatórios de viagens e ensinavam os colegas a seguir com os esquemas fraudulentos.

O ministério fez uma relação de crimes cometidos por cada um dos acusados. O grupo também contratava empresas sem licitação ou por procedimentos licitatórios que não passavam de farsa, para beneficiar empresas de familiares e de amigos dos agentes públicos.

Foram afastados, o ex-presidente da Casa de Leis Adalberto Alexandre Domingues, o Betinho (PRTB), a vereadora Lucineide Friosi (PSC), o presidente da Câmara, Antonino Ângelo da Silva, vice-presidente, Célia Regina Ribeiro, Cláudio Roberto Siqueira Lins, Diony Erick Lima, Fabiano Duarte de Souza, Justino Machado Nogueira e Lucineide Friosi (PSC) .

Caso a Comissão Processante seja aberta na noite de hoje, após a apresentação da defesa dos acusados, os parlamentares terão 90 dias para concluir o processo.

Nos siga no Google Notícias