ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Câmaras podem correr para aprovar reajustes de vereadores e prefeitos

Prazo para reajuste destes vencimentos termina no dia 4 de abril, seis meses antes das eleições

Leonardo Rocha | 31/03/2020 12:59
Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste (Foto: Divulgação - CMSGO)
Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste (Foto: Divulgação - CMSGO)

As Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul podem correr nos próximos dias para aprovar reajustes dos vereadores, prefeitos e servidores municipais, já que o prazo final para conceder este aumento vai até o dia 4 de abril, quando estaremos a seis meses das eleições.

Ontem (30) esta situação já ocorreu na cidade de São Gabriel do Oeste, onde os vereadores aprovaram o reajuste de 6,4% em seus próprios salários e de 6,8% ao prefeito e vice-prefeito, em aumentos que passarão a valer a partir de janeiro de 2021.

A justificativa do prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni (PSDB), e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Valdecir Malacarne (PPS), é justamente em função do prazo eleitoral, além de alegarem que os dois cargos não tiveram aumento nos últimos quatro anos.

Em Jardim também segue em tramitação o projeto que traz reajuste de 5% no salário do prefeito Guilherme Alves Monteiro (PSDB), assim como do vice-prefeito e secretários municipais, também com a justificativa do prazo eleitoral. Lá, presidente da Câmara Municipal, Fernando Valério Ramos (PSDB) garantiu que será aprovado o reajuste apenas para servidores efetivos.

Esta regra também vale para os servidores públicos municipais, que para receber o reajuste anual, os vereadores precisam aprovar tais projetos até o dia 4 de abril. Portanto, além dos subsídios dos vereadores e prefeitos, podem chegar vários projetos de reposição salarial nesta semana, em regime de urgência.

O advogado constitucionalista, André Borges, explicou que estes reajustes salariais precisam ser aprovados até 4 de abril, para não descumprir a legislação eleitoral, que estabelece o prazo de 6 meses antes do pleito. Ele explicou que caso os parlamentares optem por votar o aumento dos vencimentos após o pleito, a medida pode não ter validade a partir do próximo ano.

Nos siga no Google Notícias