ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Com biometria, expectativa é que o eleitor conclua votação em um minuto

Tempo médio está baseado nas eleições de 2010 em Fátima do Sul; ainda não é possível afirmar em quanto votos serão apurados

Liniker Ribeiro | 02/10/2018 18:37
Urna eletrônica. (Foto: Arquivo)
Urna eletrônica. (Foto: Arquivo)

A expectativa do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) é de que o eleitor da Capital gaste apenas um minuto e doze segundos para concluir o processo de votação durante o primeiro turno das eleições, no próximo domingo (7). Esse foi o tempo médio registrado nas eleições de 2010 no município de Fátima do Sul - a 246 km da Capital - quando a biometria estava em fase de testes e o número de candidatos era o mesmo deste ano.

Apesar disso, ainda não é possível afirmar em quanto tempo Mato Grosso do Sul conhecerá os candidatos eleitos, ou que disputarão o segundo turno para governador. "Não temos essa previsão porque depende muito do encerramento da votação em cada sessão eleitoral e, como será a primeira vez da biometria, nós não temos essa estimativa", explica a representante da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MS, Luciana Aguiar.

A votação encerrará às 17h, mas em casos de formação de fila, todas as pessoas nela terão a oportunidade de fazer seu voto. Somente depois do encerramento das filas é que será feita a totalização.

"Assim que termina, o processo todo é bem transparente. Os mesários entregam as mídias de resultado para transmissão e a gente faz a totalização", ressalta Luciana. Ainda segundo ela, esse horário vale apenas para os cargos a nível estadual, já em relação aos números da disputa para presidente, a divulgação começa às 19h (horário de Brasília).

Para ajudar na hora da votação, O TRE ainda reforça a importância dos eleitores estarem preparados e irem votar com os números de cada um de seus candidatos em mãos. "A gente pede que o eleitor leve a sua 'colinha' já preenchida para saber em quem votar e facilitar o processo. Agora, se ele chega não sabendo em quem votar, não anotado ou tenha esquecido o número [dos candidatos], fica um pouco mais complicado".

Nos siga no Google Notícias