ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Começam negociações para duas vagas do Tribunal de Contas do Estado

Zemil Rocha | 29/08/2013 14:48
Atual 1º secretário da Assembleia, Arroyo tem nome cotado para vaga no TCE (Foto: Arquivo)
Atual 1º secretário da Assembleia, Arroyo tem nome cotado para vaga no TCE (Foto: Arquivo)

As negociações de bastidores começam a ser entabuladas com vistas à escolha de dois novos conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ambas as vagas são da cota da Assembleia Legislativa. A vaga mais imediata será aberta pelo conselheiro José Ancelmo, que deve deixar o cargo no final de setembro, mas a discussão sobre o substituto também abrange a vaga do conselheiro Cícero de Souza, atual presidente do TCE, que se aposentará no dia 2 de novembro de 2014.

Compulsoriamente, José Ancelmo, atual vice-presidente do TCE, se aposentadoria só em 1º de fevereiro do ano que vem, quando completa 70 anos, mas resolveu antecipar a inatividade voluntariamente. Já Cícero de Souza vai se aposentar na data exata em que completa a idade limite no serviço público.

Para a vaga de José Ancelmo, os nomes mais cotados são o do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), que hoje ocupa o cargo de 1º secretário da Assembleia Legislativa, e de Osmar Jerônimo, que é o chefe da Casa Civil do governador André Puccinelli. O nome do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, chegou a ser considerado para a vaga, mas este teria afastado essa possibilidade, ao menos antes de completar seu atual mandato.

Embora a vaga seja da Assembleia, os deputados estaduais podem indicar qualquer nome, desde que dentro das condições exigidas pela legislação. Foi aliás o que aconteceu na indicação de José Ancelmo como conselheiro, já que a vaga era da Assembleia e sua indicação teve o apoio do então governador Wilson Martins, de quem aquele fora secretário de Fazenda.

Já quanto à vaga de Cícero de Souza, as negociações de hoje devem levar em consideração pretensões futuras. É o caso de Jerson Domingos que estará no final do mandato e poderá mudar de Ideia e buscar apoio para ingressar no Tribunal de Contas.

Seria uma substituição entre amigos. No primeiro semestre, dia 8 de maio, Jerson chegou inclusive a apontar o nome de Cícero de Souza para ser candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral (PT). Defensor de aliança eleitoral entre PT e PMDB no Estado em 2014, Jerson viu em Cícero uma possível indicação peemedebista, esquecendo-se, porém, que o prazo de filiação partidária impediria essa solução. “Cícero é um homem prestigioso, que conhece como ninguém o Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou Domingos na época.

Nos siga no Google Notícias