ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Confira o que o eleitor precisa saber para votar neste domingo

Nícholas Vasconcelos | 05/10/2012 19:21

Para ajudar o eleitor no próximo domingo (7), o Campo Grande News preparou um guia para auxiliar na hora da votação para prefeito e vereador com base nas orientações da Justiça Eleitoral.

Data e Horário – O eleitor deve votar das 8h às 17h no primeiro turno, realizado neste domingo (7).   Já o segundo turno será no dia 28 de outubro e em Mato Grosso do Sul, somente Campo Grande pode ter essa opção de pleito por ter mais de 200 mil eleitores. Lembrando que a Justiça Eleitoral considera o horário local do município.

Local de votação - Consulte o local de votação clicando aqui.

Obrigação - O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.

Posso ou não posso? - No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência. Não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Justificativa – O candidato que não comparecer a seção de votação terá justificar por meio do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral). O leitor pode entregar preenchido em qualquer seção eleitoral ou até 60 dias após cada turno de votação pessoalmente nos cartórios eleitorais em qualquer agência dos Correios.

É possível justificar a ausência quantas vezes forem necessárias, mas deve ficar atento a eventuais revisões no município onde for inscrito.

Baixe neste link o formulário de justificativa.

Documentos necessários – O eleitor pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como RG, carteira de identidade funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e Passaporte.  A Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão leve o título de eleitor para ajudar a identificar a seção onde vota.

Caso tenha esquecido o seu local de votação é possível fazer a consulta ao clicar aqui.

 
Ordem de votação – O primeiro nome a aparecer na urna eletrônica é do candidato a vereador, com cinco dígitos, seguido pelo o de prefeito e vice-prefeito, com dois números.

É preciso digitar o número em seguida o botão verde para confirmar, laranja para corrigir. Caso o eleitor decida votar em branco, basta selecionar o botão correspondente. Há a opção ainda do voto nulo, desde que tenha digitado os números que não pertençam a nenhum candidato.


Preferência para votar – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garante a prioridade de votação para os candidatos, seguido pelos juízes, auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral.

Também têm preferência os promotores eleitorais, policiais militares em serviço, maiores de 60 anos, doentes, com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e mulheres que estão amamentando.


Colinha
– Caso o eleitor não lembre o número dos candidatos para vereador e prefeito é possível levar uma colinha para a seção eleitoral.  Para imprimir a sua colinha para estas eleições basta clicar aqui.

Lista de candidatos a prefeito - Se você não sabe os números dos candidatos a prefeito de Campo Grande clique aqui.

Veja a lista de candidatos a vereador - Você também pode consultar o número do seu candidato a vereador clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias