A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

17/10/2013 09:34

Congestionamento na Via Parque vai acabar em 10 dias, promete Bernal

Kleber Clajus e Edivaldo Bitencourt
Prefeito diz que problema é antigo e solução sai em no máximo 10 dias (Foto: Cleber Gellio)Prefeito diz que problema é antigo e solução sai em no máximo 10 dias (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) prometeu, nesta quinta-feira (17), que o congestionamento gerado pela rotatória no cruzamento da Via Park e Avenida Mato Grosso deve ser solucionado “em no máximo 10 dias”. A declaração foi feita no programa Refazenda, na FM Cidade 97,9. A prefeitura vai retirar a rotatória e colocar um semáforo no cruzamento.

No entanto, conforme técnicos da prefeitura, a substituição da rotatória por um semáforo deve demorar um pouco mais, de 15 a 30 dias. Cerca de 12 mil veículos trafegam diariamente, conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), no cruzamento. 

De acordo com o secretário da Seintrha, Semy Ferraz, a pista da Via Parque vai cruzar pelo meio do canteiro e a Mato Grosso deve contornar através de alças de acesso. Também serão colocados semáforos no cruzamento das avenidas.

“Já temos a autorização do prefeito e a intervenção deve ser rápida, preparando o local para a construção de viaduto e deixando que a Via Park fique direta”, explica Semy. Quanto ao valor da obra, Semy ressalta que este ainda não foi fechado. “Não tem orçamento prévio”, observa.

 

A intervenção pode melhorar em 60% o fluxo entre as avenidas. O custo da obra, que terá caráter paliativo, será de R$ 500 mil a R$ 700 mil. Serão instalados semáforos com três tempos. Também será feita a alteração viária. 

Projeto da Secretaria de Infraestrutura mostra mudança em cruzamento da Via Parque e Mato Grosso (Foto: Divulgação)Projeto da Secretaria de Infraestrutura mostra mudança em cruzamento da Via Parque e Mato Grosso (Foto: Divulgação)

Bernal disse que o engarrafamento na área é problema antigo e que a intervenção ocorre para dar mais fluidez ao trânsito. “Se Deus permitir, e a técnica de tráfego tem orientado, vamos solucionar nessa intervenção que vai durar no máximo 10 dias”, afirmou o prefeito.

A obra será executada pela Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), com projeto elaborado em conjunto pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

Viaduto - No entanto, o congestionamento na região só deve acabar com a implantação de um viaduto ou mergulhão. No entanto, a prefeitura não dispõe do investimento necessário para fazer a intervenção definitiva.

Estima-se que o viaduto custe de R$ 30 milhões a R$ 35 milhões. Esta é a mesma solução prevista para o cruzamento das avenidas Gury Marques e Interlagos, na saída para São Paulo, onde o investimento também será de R$ 40 milhões.

Governador assina ordem de serviço para asfalto e entrega viaturas hoje
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assina nesta quinta-feira (17), ordem de serviço para pavimentação e drenagem de águas pluviais em seis quilôme...
Ainda tem o que entregar sobre Michel Temer em delação, diz Funaro
O corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro, preso na Papuda, em Brasília, disse nesta quarta (16) que "ainda tem" o que entregar sobre o presidente M...
Sem consenso, Câmara adia votação da reforma política
Sem consenso e diante de muita polêmica, o plenário da Câmara dos Deputados adiou na noite desta quarta-feira (16) a votação do texto-base de parte d...



Fala sério, não existe Engenharia de Tráfego em Campo Grande, por incrível que pareça! Cidade beirando um milhão de habitantes e sendo tratada como vilarejo! Colocam agentes de trânsito pra controlar fluxo de rotatórias, pelo amor de Deus! Já logo, logo a correspondência com IPTU estará chegando, na maior cara de pau, em seu endereço!
 
josé airton recalde em 18/10/2013 10:30:24
Beleza Afonso... para sugerir uma solução para Via Parque / Mato Grosso você dá exemplo do centro, com quarteirões pequenos. Se vc ta na Via Parque e quer virar Mato Grosso para esquerda, só consegue virar no semaforo, depois da Vila Polonês. Dai, vc tem que cruzar metade da Carandá até chegar na Vitória Zeolla para virar para direita na Mato Grosso. Balão de 2,46 km (acabei de verificar no Google Earth).
Do mesmo jeito, estando na Mato Grosso (dir Parque dos Poderes ou Carandá) e querendo virar esq. na Via Parque (o que todos que moram na Carandá fazem depois de sair do centro), a 1a possibilidade de virar é depois do Albano Franco, voltando via Antonio Maria Coelho. Um balão de 2,53 km. E pior: desviando grandes fluxos por bairros residenciais, péssimo para a segurança. Pensa de novo!
 
Marcos da Silva em 18/10/2013 00:19:48
Falou tudo Guilherme Signorini Feldens, infelizmente o campograndense tem essa péssima mania de travar todo o trânsito pq o bonitão quer entrar à esquerda.
Povo tem que aprender a usar a quadra como retorno.
Exemplo: Subindo pela Arthur Jorge sentido centro bairro, se vc quer virar à esquerda, indo pro Dom Bosco, vc tem que seguir em frente na Arthur Jorge, virar à direita na Rua Abrão Julio Rahe, virar novamente à direita na 25 de dezembro e novamente à direita na Mato Grosso e pronto, sem causar tumulto no trânsito, sem causar ira dos motoristas que segue atrás e DENTRO DA LEI.
 
Afonso Netho em 17/10/2013 13:53:54
novamente o mesmo assunto, portanto novamente vou comentar, não sei se é de interesse
do nobre site eletronico divulgar pois até hoje nunca divulgou, mas já existiu verba do PAC
aprovada ( algo em torno de R$ 52 mi pela CEF ) para a construção de um viaduto que
resolveria todo o problema, até o relevo da av. mato grosso é próprio para tal obra pois as
cabeçeiras já estão prontas pela natureza, mais ai apareceu uma tal de construtora dos
" bacanas " ( ? ) que conseguiu acomodar alguns vereadores que foram contra a contratação
de tal verba para tal finalidade, então minha gente... acordem, um velho ditado diz que contra
a força não existe resitencia poxa!
 
oziel sortica em 17/10/2013 13:50:54
Li a notícia e achei um tanto CÔMICA:
1º Brigaram por causa do Ypê cortado, e com razão, e agora vão derrubá-lo;
2º Se o motorista não pode mais contornar (ex. sair da Mato Grosso e entrar na Via Park), o engarrafamento vai se formar mais à frente, no retorno.
SOLUÇÃO: VIADUTO.
CONCLUSÃO: BURRICE DO ENGENHEIRO DE TRÁFEGO DE CAMPO GRANDE - basta ver quem vem da Via Park e vai entrar na Afonso Pena, onde três faixas da Via Park viram duas na Afonso Pena; ou quem vem do HU pela via morena e entra na Costa e Silva, sendo que três vias daquela viram duas na Costa e Silva, e os motoristas ficam todos perdidos, à conta de uma batida)
 
Demis Guedes em 17/10/2013 13:35:13
Guilherme: mandar todos que querem virar para esquerda virar para direita e fazer retorno funciona quando são poucos veiculos que fazem. Quando são muitos (como ali) vai entupir mais ainda, pois estes pessoas precisam passar 2 vezes no cruzamento, e como Mato Grosso tem fluxo intenso, vão formar uma fila longa esperando para conseguir fazer o retorno. Sem falar do problema para caminhões e onibus fazer uma curva muita fechada assim. Este solução só vi em Brasil. No resto do mundo se usa viaduto com alças!
 
Marcos da Silva em 17/10/2013 13:13:52
O melhor (a unica solução) é um viaduto. Que esbarra na Plaenge.
Segundo melhor solução NÃO é colocar cruzamento com semaforos. Tem que ser 4 tempos e vai dar filas quilometricas.
Faça outra coisa: mantem a rotatória, mas instala semaforo que só em determinados periodos do dia alternadamente (em sentida contra sentido do transito no rotatório) fecha UMA das entradas. Essencialmente fazendo de forma automatica o que hoje o PM faz no pico de transito de noite. Pelo menos experimenta isso antes de estragar a rotatoria (que poderia ser mantido quando finalmente conseguir construir o viaduto sobre ele).
Outra coisa: a rotatoria tem 2 faixas. Fecha antes do rotatorio uma das faixas da Via Parque norte-sul, pois este tem 3 faixas e sempre da problemas e acidentes tres carros se enfiar em 2 faixas
 
Marcos da Silva em 17/10/2013 13:08:15
SE É PARA PIORAR, NÃO FAÇAM NADA!!
 
Paulenir de Barros em 17/10/2013 13:06:30
DESTRUIR O QUE FIZERAM!!...ESSA BANDEIRA DO ATUAL PREFEITO NÃO RESOLVE O PROBLEMA, SÓ MAIS GASTOS DESNECESSÁRIOS!...VIADUTOS JÁ.
 
Paulenir de Barros em 17/10/2013 12:54:13
Sabiam que o maior cruzamento do mundo se encontra na França, no Arco do Triunfo? E, por incrivel que possa parecer não há semaforo, é feito através de uma grande rotatoria. A pequena(ou infinitamente grande) diferença é que lá há respeito e bom senso.
 
luiz carlos garcia em 17/10/2013 12:45:36
..quanta gambiarra !!
 
sergio correa em 17/10/2013 12:03:36
Semy, como seu colega, te dou conselho. Faça com guias de meio-fio provisórias, porque quando passar 2 semanas vocês já irão perceber que não melhorou, e sim piorou o tráfego, porque semáforos de 4 tempos... no horário de pico vai dar 300m de congestionamento... Dessa maneira fica mesmo oneroso para os contribuintes (nós) voltar a situação atual. Abraços
 
Leandro Moura em 17/10/2013 11:33:55
Um Viaduto - ( não superfaturado - porque aí não sai do papel) - seria o ideal para este cruzamento. ...ha ! e também trocar toda a diretoria do setores responsáveis pelo trânsito de Campo Grande - a nivel estadual e municipal. Nomear pessoas capacitadas e não "apadrinhados" para os cargos - seriam mudanças benéficas que alcançariam resultados com grandes melhorias.
 
Sergio Roberto em 17/10/2013 11:28:14
Realmente, tudo isso foi por conta da administração anterior que deu alvará para a Plaenge construir prédio ali próximo à via... O que impossibilitou o aspirado viaduto! (bem como o prédio frente ao shopping Campo Grande, que não sei o motivo que o fraco MPE não havia embargado a obra na época da construção...)
 
Guilherme Capivara em 17/10/2013 11:22:20
Aproveita e construa uma faixa extra no canteiro central para quem espera o semáforo da entrada do Carandá.
 
Fabiano Andrade em 17/10/2013 11:14:30
Vão fazer mais ciclovias??? Espero com ardor!!
 
JESSICA MACHADO em 17/10/2013 11:04:33
Creio que a solução para o local seja (viaduto, trincheira ou mergulhão), pois o semáforo ocasionará coisa dez vezes pior, ao que acontece no cruzamento Gury MarquesXGuaicurus (que possui retornos nas proximidades); Onde provavelmente a demora continuará e acidentes de trânsito aumentarão!
 
josé airton recalde em 17/10/2013 10:59:11
Acabar o engarrafamento ali em 10 dias? Só se fechar a rua. Botar semáforo em via rápida... Remover rotatória pra botar sinal é andar pra traz. O viaduto está emperrado não por falta de recursos e sim pq tem uma empresa que constrói condomínios que alega que o imóvel será desvalorizado caso façam o viaduto/mergulhão. O povo que se exploda.
 
Ronaldo Castor em 17/10/2013 10:57:47
Povo de pouca memória. Pergunta para os que ja administraram Campo Grande,porque ainda não foi solucionado isso? Por que deixaram construir dois predios enormes ali perto e ainda tiraram um lindo Ipe durante a madrugada. Voce acha que o viaduto vai passar ao lado da janela do apartamento de luxo que estão construindo ali? Prepara!!!! Que agora é hora da PACIÊNCIA no transito e tudo vai ficar como antes no castelo de abrantes!!!!! rsrsrs
 
solange pina em 17/10/2013 10:50:25
Só há uma solução....viaduto.
Fora isso é enxugar gelo.Não resolve.
 
Hercules Hillesheim em 17/10/2013 10:47:31
Pintem novamente a faixa da direita de amarelo e adestrem os animais do trânsito a usarem, se tem 3 faixas por que só cabem duas filas? Presencio todos os dias a ignorância e egoísmo dos seres que ali dirigem em não utilizarem a faixa para entrarem na via Parque e nem deixarem livre para quem fará. Somente essa ação se iniciada e indicada por agentes de trânsito já desafogaria um pouco o tráfego.
 
Maurycio Secco em 17/10/2013 10:32:43
Compartilho da opinião de muitos: se não for pra fazer o viaduto, que não mexam.
Passo por ali todo dia, para ir a minha casa. O trânsito realmente é complicado, principalmente na parte de quem vem do Parque dos Poderes, justamente porque NINGUÉM busca vias alternativas - estas, geralmente estão desertas. E outra: o congestionamento piora MUITO quando aqueles guardinhas estão lá, fazendo a imbecilidade de parar gente no meio da rotatória, e piorando ainda mais.
 
Paulo Donato em 17/10/2013 10:29:30
Promessa de politico???? sei não...
 
Alex andré de souza em 17/10/2013 10:29:22
Só não se esqueçam por favor que quem fez isso tudo foi o GIROTO.
 
walter oliveira em 17/10/2013 10:18:19
Se não for por o viaduto , então não mexa , porque desvios na mato grosso e semáforos , só irão causar mais filas confusão e acidentes no local !
 
Marcos Ortega em 17/10/2013 10:09:55
Quem quer entrar a esquerda faz como em qualquer cidade grande: ingressa na direita, faz o retorno e segue pro lado esquerdo, sem empatar todo o fluxo. Simples.
 
Guilherme Signorini Feldens em 17/10/2013 10:06:27
Bernal meu querido... A PREFEITURA JA GASTOU MILHÕES COM COISAS TOLAS ENTÃO INVISTA PORQUE VAI MELHORAR A CIDADE, E OUTRA E OS NOSSOS IMPOSTOS IPTU DA VIDA QUE AGENTE PAGA... É PARA QUE?? PARA FICAR NO SEU BOLSO... OLHA SÓ POLÍTICOS CORRUPTOS INÚTEIS... PESQUISEM SOBRE OS POLÍTICOS DA EUROPA... ELES TRABALHAM E DORMEM NO ESCRITÓRIO... JÁ VOCÊS NÃO, VOCÊS TEM JATINHOS PARTICULARES, APARTAMENTOS, MANSÕES, CARROS LUXUOSOS.
Grato ao Campo Grande News por dar a oportunidade de falar o que sinto!
 
Luis Fernando em 17/10/2013 10:02:23
Ele nao conhece viaduto? vamos tirar fotos de outras cidades bem menores e enviar pra ele como exemplo. Coisa que outros politicos ja deviam ter feito à mt tempo. Vergonha.
 
Luiza Tozzatti em 17/10/2013 09:52:13
O que é mais engraçado é que essa prefeitura ainda trata Campo Grande como uma "cidadezinha" do interior!...Soluções paliativas só prolongam o problema e atrasam a cidade como um todo.
Campo Grande já era para ser servida de pelo menos uns 10 a 20 viadutos novos com vias expressas para desafogar o trânsito, mas com quase 900.000 habitantes parece vila de interior no que diz respeito as soluções no trânsito.
 
Marcelo Costa em 17/10/2013 09:49:45
Isso se o Bernal não for cassado.
 
Marcos Wild em 17/10/2013 09:49:12
Rapaz, e quem quer entrar a esquerda por exemplo? Esse semáforo vai é piorar a vida de muita gente..