ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

CPI da Saúde realiza hoje reunião para discutir saúde indígena

Leonardo Rocha | 03/10/2013 07:45
CPI da Saúde irá ouvir diretor da SESAI e conselho indígena (Foto: Arquivo)
CPI da Saúde irá ouvir diretor da SESAI e conselho indígena (Foto: Arquivo)

A CPI da Saúde da Assembleia irá realizar reunião hoje para discutir a saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Foram convocados o presidente do conselho distrital da saúde indígena, Fernando de Souza Terena e o coordenador da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Nelson Carmelo. O evento irá acontecer às 14h, na Casa de Leis.

O presidente da comissão parlamentar, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), afirmou que como o Estado possui a segunda maior população indígena do país, os deputados não podem deixar de apurar a qualidade da saúde oferecida a este povo.

“Iremos dedicar uma capítulo do relatório final da CPI exclusivo para questão indígena, vamos tentar contribuir para que a situação melhore para todos”, afirmou ele.

Ocupação – Desde o dia 18 de setembro representantes da comunidade indígena estão na sede da SESAI exigindo a saída da atual direção. Fernando Terena destacou que apesar dos recursos terem aumentado, as ações e melhorias diminuíram. “Em 2009 eram R$ 20 milhões, este ano subiu para R$ 45 milhões e ano que vem chegaremos aos 50 (milhões), no entanto as condições estão precárias”.

O conselheiro ainda reclamou da falta de comunicação da direção estadual com a comunidade indígena. “Toda gestão que não discute as políticas de saúde com os conselhos está errando, pois este é o melhor instrumento tanto para fiscalizar como para contribuir com o gestor, vamos definir apenas data e horário para fazermos esta reunião”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias