ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Defensor da atual política de preços, José Mauro Coelho assume a Petrobras

Ele substitui o general Silva e Luna, que deixou o cargo criticado devido aos altos preços dos combustíves

Jhefferson Gamarra | 14/04/2022 15:55
José Mauro Coelho em seu discuro de posse como presidente da estatal (Imagem: Reprodução)
José Mauro Coelho em seu discuro de posse como presidente da estatal (Imagem: Reprodução)

O executivo José Mauro Coelho tomou posse na tarde desta quinta-feira (14) na presidência da Petrobras. Ele assume o lugar do general da reserva Joaquim Silva e Luna, que ficou menos de um ano no cargo e foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em meio aos reajustes dos preços dos combustíveis.

Em seu discurso de posse, o novo chefe da estatal agradeceu a confiança do presidente Jair Bolsonaro e prometeu manter o "modelo de gestão" adotado desde 2017, projetando a empresa como a 5ª maior produtora de petróleo do mundo até 2030. Atualmente a estatal ocupa a 7ª posição.

“Atualmente produzimos 2,1 milhões de barris de petróleo por dia e temos uma produção bruta de gás natural de 98 metros cúbico por dia. Nos próximos 5 anos a Petrobras aumentará a produção em 500 mil barris de óleo diárias, com implantação de 15 novas sistemas de produção, sendo que 12 já estão contratados. Isso é fruto de um novo modelo de gestão que a Petrobras experimentou a partir de 2017, com continuidade a partir de 2019”, ressaltou Coelho.

Entusiasta do modelo de captação de petróleo do pré-sal, Coelho elogiou o modelo gestão feito após os governos petistas, ainda no governo Temer, que alinhou o preço dos combustíveis no Brasil ao do mercado internacional, abrindo mão de controle artificial. “Em 2014, a dívida bruta da Petrobras era de R$ 160 bilhões. Hoje, inferior a R$ 60 bilhões, o que abre espaço para investimentos”, ressaltou.

Em relação a alta nos preços dos combustíveis, o novo presidente alegou que embora o Brasil seja autossuficiente e até exportadores de petróleo bruto, “somos importadores de vários combustíveis, como gás de cozinha, gasolina, diesel e a querosene de aviação, o que impõe ao agentes de mercado e ao governo federal grandes desafios para a garantia do abastecimento”.

Para evitar a crise que derrubou seu antecessor, o general Joaquim Silva e Luna, o novo executivo garantiu que fará aproximações o Congresso, com o Executivo Federal e com os Poderes Executivo e Legislativo dos estados. “Teremos uma Petrobras que trabalhará mais para fora”, afirmou.

Coelho será o terceiro comandante da Petrobras no governo de Jair Bolsonaro. O cargo já foi ocupado por Roberto Castello Branco entre 2019 e 2021, e pelo general da reserva Joaquim Silva e Luna, entre 2021 e 2022.

Perfil – José Mauro Ferreira Coelho foi indicado pelo Governo Federal, que é o principal acionista da Petrobras, e eleito presidente pelo conselho de administração ainda na manhã desta quinta-feira (14).

Ele é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi ainda oficial de artilharia do Exército entre 1983 e 1991.

Além disso, o novo executivo-chefe da petroleira já foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, até outubro de 2021.

Nos siga no Google Notícias