ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputado reapresenta projeto que proíbe pesca de dourado por 8 anos

Proposta foi rejeitada no ano passado em votação apertada na Assembleia

Leonardo Rocha | 28/02/2018 12:47
Deputado Beto Pereira reapresentou projeto na sessão de hoje (Foto: Assessoria;ALMS)
Deputado Beto Pereira reapresentou projeto na sessão de hoje (Foto: Assessoria;ALMS)

O deputado Beto Pereira (PSDB) reapresentou hoje (28), o projeto que proíbe a pesca, transporte e comercialização do dourado, por um período de oito anos nos rios de Mato Grosso do Sul. O tucano explicou que não existe nenhuma mudança sobre a matéria anterior, mas que desta vez confia no apoio e aprovação da medida na Assembleia.

O projeto foi votado e rejeitado pelos deputados em junho do ano passado, por um placar apertado de nove contra oito, sendo necessário naquele dia, o "voto de minerva" do presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (MDB). Quem se posicionou contra justificou que se precisava de um estudo mais aprofundado sobre o tema.

Beto explicou que apresentou um ano depois, porque acredita que hoje o "cenário político" esteja mais favorável, e que a conscientização ambiental seja maior. "Consegui a assinatura de 13 deputados na matéria, mostrando que estamos no caminho certo, também iremos debater o tema novamente".

O tucano reconheceu que vai existir "pressão" de associações e entidades de pescadores, como ocorreu ano passado, porém acredita que os colegas "não vão voltar atrás" sobre o apoio. "Vamos esclarecer todas as dúvidas e mostrar aos deputados que é necessário esta restrição".

Estudo - Junior Mochi que "desempatou" a votação no ano passado, alega que já pediu ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) um estudo sobre o plano de manejo da pesca no Estado. "A intenção é saber não apenas do dourado e sim de todas as espécies, para listarmos quais são as ameaçadas e que ações devem ser feitas".

O emedebista revelou que o Instituto já confirmou que está implantando este estudo e em breve terá todo este contexto definido e analisado. "Votei contra porque entendi que legislar sobre o dourado era uma ação isolada e precisamos de lago mais amplo", pontuou.

Projeto - Beto ressaltou que a preocupação é que no futuro haja a extinção da espécie, alegando que a proibição por oito anos iria contribuir para a reprodução de quatro gerações. A multa para quem desobedecer será de 200 a 10 mil Uferms e pode provocar a interdição total do estabelecimento, assim como suspensão de licença.

Nos siga no Google Notícias