ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam projeto que autoriza farmácias a aplicar vacinas

Leonardo Rocha | 08/03/2017 13:24
Deputados aprovaram a matéria em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram a matéria em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (08), em primeira votação, o projeto que autoriza as farmácias de Mato Grosso do Sul, a comprar e aplicar vacinas. A intenção é dar mais uma opção à população, que até o momento pode procurar este produto apenas na rede pública ou em clínicas particulares.

A proposta agora segue para as comissões de mérito, para depois voltar ao plenário da Assembleia, onde será avaliada, em segunda votação. Caso tenha nova aprovação, será encaminhada para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O autor do projeto, Rinaldo Modesto (PSDB), alega que a proposta foi um pedido do próprio conselho estadual e federal de Farmácia, para democratizar o acesso às vacinas.

"Assim as farmácias estarão a disposição para este serviço, mas vão precisar estar cadastradas na Anvisa e informar os órgãos competentes, sobre seus atendimentos".

O deputado Paulo Siufi (PMDB), deixou o plenário na hora da votação, alegando que neste primeiro momento, não poderia votar a favor da medida. "Sou médico e tenho minhas preocupações, depois quero discutir com calma a questão, quando for avaliado o mérito", argumentou.

Além das vacinas, o projeto ainda prevê a realização de testes, utilizando equipamentos ou dispositivos, assim como aconselhamento em relação a problemas de saúde e revisão na utilização dos medicamentos.

Estas unidades precisam dispor de uma sala de atendimento individual, tendo como requisitos, o mínimo de três metros quadrados - para oferecer o serviço - assim como informar aos órgãos competentes de saúde, no âmbito municipal ou estadual, quais doses de vacinas serão aplicadas durante o mês.

Nos siga no Google Notícias