A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/05/2013 17:38

Deputados discutem dificuldades no combate a incêndios na Capital

Josemil Rocha e Luciana Brazil
Kemp e Almi cobraram mais investimentos no Corpo de Bombeiros (Foto: Guiliano Lopes)Kemp e Almi cobraram mais investimentos no Corpo de Bombeiros (Foto: Guiliano Lopes)

Nesta manhã, durante a sessão da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais discutiram as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros para combater incêndios de grandes proporções no centro de Campo Grande, como o que aconteceu ontem na loja do Planeta Real. Um dos pontos mais tocados pelos parlamentares foi a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros da Capital.

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, o deputado Cabo Almi (PT) cobrou mais investimentos no Corpo de Bombeiros, a fim de que tenham mais eficiência e rapidez no combate a incêndios. Enalteceu, por outro lado, a competência dos bombeiros que, muitas vezes, colocam a própria vida em risco para salvar outras pessoas.

Em aparte, o deputado Pedro Kemp (PT) disse que por sorte o incêndio não causou mortes ontem no centro da Capital. “É preciso registrar a dificuldade que o Corpo de Bombeiros teve. A escada magirus falhou. Os hidrantes no local estavam sem água”, afirmou ele, lembrando que o Corpo de Bombeiros levou uma hora para elevar a escada, segundo o deputado.

Almi concordou com Kemp e observou que esse é um dos setores que precisam de urgente modernização no Corpo de Bombeiros do Estado. “A escada magirus é muito antiga, de 1971”, apontou o parlamentar.

Também em aparte, o deputado Lídio Lopes (sem partido) disse que tempo de atendimento em Campo Grande “é mínimo” em caso de combate a incêndio. Para ele, os bombeiros fizeram o melhor que puderam, mas ”fatalidades acontecem”. Concordou, porém, que é preciso avançar.

Cabo Almi insistiu na necessidade de dar melhor estrutura para os bombeiros. “Mesmo que eles coloquem a própria vida em risco, os bombeiros atuam, mas tem de investir mais”, cobrou novamente.

O líder do governo na Assembleia, deputados Oswaldo Mochi Júnior (PMDB), informou que em breve o governador André Puccinelli estará regulamentando a lei aprovada pela Assembleia sobre o Fundo de Combate a Incêndios, o que representará mais investimentos no Corpo de Bombeiros. “Esse fundo de combate ao incêndio canaliza todas as multas e taxas para reequipamento de bombeiros e compra de viaturas”, explicou Mochi.

Quanto ao combate ao incêndio ontem, uma das críticas dos deputados foi em relação a demora para chegar as viaturas. Mochi explicou que a demora na chegada ao local do sinistro ocorreu porque o trânsito ficou tumultuado. “As viaturas não ficam todas em um local. Elas rodam a cidade e ficam nos oito quartéis. No momento, o trânsito trancou e virou um caos. As viaturas não chegaram todas ao mesmo tempo”, explicou.

 

 

 



É bom que este deputado se informe de alguns procedimentos de segurança antes de falar, pois a escada funcionou muito bem, mas para elevar a escada foi necessário que rede de energia estivesse desligada e precisávamos naquele momento do apoio da enersul que desligassem a energia dos fios de baixa tensão outro detalhe, a água saiu adequadamente, mas não estava alcançando a base do fogo, pois a estrutura do teto desabou cobrindo, e para água ter uma efetiva extinção é necessário jogar na base do fogo, e naquele momento estávamos desperdiçando a água e precisávamos concentrar a água onde tivéssemos um efetivo controle.
 
Renato Alexandre Souza de Almeida em 09/05/2013 11:29:57
se os senhores deputados estao tao preocupados com as condiçoes do corpo de bombeiros do estado, porque nao fazem o que recife fez, nada de votos a favor do governador ate que se comprasse uma escada e uma plataforma que realmente valesse a pena,, isso ai é um fio da meada do que é esse serviço publico, por favor deputados, por enquanto apenas danos materiais, os senhores serao culpados, como houve nos incendios de edificações habitacionais, dois casos a algum tempo atras, melhorem as condiçoes de trabalho dos nossos gloriosos trabalhadores dos bombeiros.
 
jose carlos em 08/05/2013 20:09:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions