A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

01/02/2011 14:18

Deputados formam cinco blocos partidários e o maior é governista

Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil

Cinco blocos partidários foram formados hoje (1º) na Câmara dos Deputados. O maior deles, com 257 deputados, o que significa maioria absoluta na Casa, é formado pelos principais partidos da base de apoio ao governo: PT, PMDB, PP, PDT, PSC e PMN.

O DEM e o PSDB, com 96 deputados, formam o bloco de oposição. Em outro bloco, com 71 parlamentares, estão o PTB, o PcdoB e o PSB. Os chamados partidos nanicos – PR, PRB, PTdoB, PHS, PRTB, PRP, PTC e PSL – constituíram o quarto bloco, com 60 deputados. Com 26 deputados, o PV e o PPS foram o quinto bloco. O P-SOL, que tem três deputados, não participará de bloco.

A nova composição alterara a proporcionalidade na disputa por cargos da Mesa Diretora. Os líderes partidários se reúnem nesta tarde para definir o assunto.

Dois acordos estão em discussão. O primeiro conta com o cálculo da proporcionalidade partidária individualmente pelos partidos. Com isso, o PT e o PMDB terão direito de escolher dois cargos na Mesa Diretora, cada um. O PSDB, o PP, o DEM, o PR, o PSB, o PDT e o bloco PV-PPS terão direito a uma vaga cada.

O segundo acordo é o que prevê cinco vagas na Mesa para o bloco governista, duas para o bloco de oposição, duas para o bloco PSB, PTB e PcdoB, uma para o bloco dos partidos nanicos e uma para o bloco PV-PPS.

A eleição da Mesa está marcada para as 18 horas de hoje.



No meu ponto de vista não deveria haver formação de blocos, tanto na câmara de Deputados quanto no Senado Federal, o Parlamentar, seja ele Deputado ou o Senador, deveria individualmente, apresentar, analisar e aprovar projetos que realmente fosse de interesse do povo brasileiro. Quando se cria blocos, conseqüentemente são feito acordos e geralmente para o lado que for "Os Cabeças", o restante tendem ir para o mesmo lado, se comportam como o velho ditado popular “Maria vai com as Outras". Por essa razão, o tempo passa e não se discutem assuntos que realmente interessa a Nação, como: Reforma Política, Reforma Tributária, etc.
 
Álvaro Morais em 01/02/2011 10:18:47
Quatro deputados federais se reelegem e quatro estreiam; conheça eles
Os deputados federais Vander Loubet (PT), Antonio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB) e Marçal Filho (PMDB) foram reeleitos deputados federais ...
Veja lista dos oito deputados federais eleitos de MS
Edson Girotto (PR) foi recordista eleito com 147.343 dos votos contabilizados. Esse número representa 11,5% dos votos válidos para o ex-secretário de...
Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions