ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados reduzem votos necessários para aprovar mudanças na Constituição

Proposta reduz de 16 para 15 os votos necessários para fazer alterações na Constituição Estadual

Leonardo Rocha | 06/08/2020 11:21
Deputados durante votação virtual na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação - ALMS)
Deputados durante votação virtual na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação - ALMS)

Os deputados aprovaram a alteração no sistema de votação, em projetos que trazem mudanças na Constituição Estadual. A nova regra diz que é necessário três quintos de votos para aprovar estas medidas, ou seja, o aval de 15 parlamentares.

Atualmente a regra vigente é de dois terços, que se trata de 16 deputados, para aprovar mudança na Constituição, a intenção é se diminuir para 15.  A justificativa dos parlamentares é que desta forma a Assembleia segue o que é usado na Câmara Federal e no Senado.

O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), também lembrou que a mudança foi solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e recomendada pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). “Estamos apenas fazendo a adequação da legislação, seguindo estas recomendações”, descreveu.

A proposta foi assinada pelos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), Eduardo Rocha (MDB), Zé Teixeira (DEM), Lídio Lopes (PATRI), Rinaldo Modesto (PSDB) e Pedro Kemp (PT).

Na votação de hoje (06) teve 18 votos a favor da mudança e apenas um contrário, do deputado Renan Contar (PSL). A proposta agora segue para segunda votação e caso tenha novamente o aval dos parlamentares, será fixada como regra as futuras PECs (Projeto de Emenda Constitucional).

Nos siga no Google Notícias