ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Em Brasília, Bernal e secretário da Juventude buscam recursos para projetos

Paulo Yafusso | 28/10/2015 17:41
Empossado na semana passada, o secretário Municipal da Juventude esteve hoje, junto com o prefeito Alcides Bernal, na Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília (Foto: Divulgação)
Empossado na semana passada, o secretário Municipal da Juventude esteve hoje, junto com o prefeito Alcides Bernal, na Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília (Foto: Divulgação)

O secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina de Toledo, deve visitar Campo Grande na segunda quinzena de novembro, para participar da inauguração do projeto piloto da Casa da Juventude. A vinda dele foi acertada nesta quarta-feira, durante reunião que o prefeito Alcides Bernal (PP) e o secretário Municipal da Juventude, Wilton Edgar Acosta tiveram com o secretário, para buscar recursos para projetos que estão sendo elaborados pela Prefeitura.

Segundo Wilton Acosta, a Casa da Juventude inicialmente vai funcionar em prédio já construído e posteriormente será edificado um imóvel próprio. O local vai funcionar para oferecer aos jovens da Capital cursos de capacitação e também para o desenvolvimento de ações nas áreas de cultura, por exemplo. O secretário disse ainda, que a equipe da Semju (Secretaria Municipal da Juventude) está preparando o projeto Juventude Ativa, que será executado vinculado a algumas ações do projeto de prevenção ao uso de drogas.

O projeto que tem como foco a prevenção ao uso de drogas entre os jovens, já conta com R$ 300 mil do Governo Federal e deverá começar a ser executado em novembro. O secretário disse que o dinheiro já está disponível no Seconv (Sistema de Controle de Convênios). A verba federal vem a fundo perdido, ou seja, a Prefeitura não precisa devolvê-la. Mas tem que dar a contrapartida, que é de R$ 10 mil.

O secretário assinala que em Campo Grande os jovens representam 38% da população, por isso a Prefeitura tem uma preocupação grande em atender esse público com encaminhamento ao mercado de trabalho, busca de bolsas para que eles possam cursar o ensino superior e também assegurar o acesso às atividades culturais e esportivas. Segundo Wilton Acosta, durante a reunião o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina de Toledo, disse que por enquanto o Governo Federal não tem liberado nenhuma verba para projetos nos estados.

Nos siga no Google Notícias