ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Em cerimônia, TSE lacra programas usados na urna eletrônica

Felipe Pontes, da Agência Brasil | 06/09/2018 14:13
Programas usados na urna eletrônico foram lacrados hoje em Brasília. (Foto:
Programas usados na urna eletrônico foram lacrados hoje em Brasília. (Foto:

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assinou e lacrou hoje (6) os códigos-fonte dos programas que serão utilizados na urna eletrônica nas eleições deste ano. A cerimônia simbólica marca o momento a partir do qual não é mais possível fazer qualquer alteração nos softwares utilizados na eleição.

Neste momento, ainda não foram incluídas nos sistemas as informações sobre candidatos e eleitorado, que devem ser inseridas em cerimônias separadas, a serem realizadas nos Tribunais Regionais Eleitorais.

O fechamento do código-fonte dos programas não impede a inserção ou modificação posterior dos nomes dos candidatos, uma vez que é uma funcionalidade própria do software que permite o procedimento, esclareceu a área técnica do TSE.

Uma vez lacrados, os softwares da urna eletrônica são enviados aos TRE´s para instalação nas urnas, em cerimônias abertas a serem realizadas a partir de 17 de setembro. Na mesma ocasião é que devem também ser inseridos os nomes dos candidatos.

A cerimônia foi realizada após período de seis meses em que representantes de diversas entidades puderam acompanhar o desenvolvimento dos sistemas, entre elas, o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia, partidos políticos e departamentos de tecnologia de universidades.

Nos siga no Google Notícias