Entre os senadores de MS, apenas Moka pagará IR do próprio bolso

Waldemir Moka (PMDB) é o único senador de Mato Grosso do Sul que assumiu pessoalmente a responsabilidade pelo pagamento do Imposto de Renda (IR).
Ele integra uma lista com outros 46 senadores que decidiram pagar por conta própria a dívida. Recentemente, o Senado pagou o IR dos períodos de 2007 e 2011, incidente sobre o valor recebido como ajuda de custo pelos dos senadores. Os parlamentares tinham até segunda (26) para assumir o pagamento.
Não constam na relação outros parlamentares sul-mato-grossenses no período: Delcídio do Amaral (PT) e Marisa Serrano (PSDB), hoje conselheira do TCE (Tribunal de Contas), o que indica que eles utilizaram verba pública para pagar a conta.
Projeto de resolução que disciplina o assunto foi aprovado na Casa na semana passada. Segundo informações do site Congresso em Foco, a matéria determina que o Senado custeie a dívida, definindo a possibilidade de contestação judicial que, na hipótese de decisão favorável, resultará em devolução dos valores aos cofres da instituição.
Mais de R$ 5 milhões foram recolhidos como IR de 119 senadores, incluindo titulares, suplentes e ex-senadores.