A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/09/2013 15:53

Fim do voto secreto no Congresso é vitória da transparência, afirma Trad

Helton Verão

Foi aprovada na noite de ontem pela Câmara Federal o fim do voto secreto no Congresso. A proposta estava engavetada há sete anos, depois de ter sido aprovada em primeiro turno em setembro de 2006. A decisão, que também se aplica a Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, atinge votações de cassações de mandatos e análises de vetos presidenciais, entre outros pontos hoje votados de forma sigilosa.

A votação em plenário contou com folgada maioria após acordo de líderes pela aprovação do texto. Foram 452 votos a favor. A proposta, contudo, ainda terá de passar pelo Senado antes de entrar em vigor.

Segundo o deputado federal Fabio Trad, a pressão da sociedade foi fundamental para esta vitória da democracia e da transparência. “O voto aberto começa a deixar de ser uma promessa postergada para se transformar em realidade iminente. Com o fim do voto secreto, a forma republicana do Estado brasileiro ganha dimensão democrática, possibilitando maior transparência, vigilância e controle das ações parlamentares perante a fonte soberana do poder: o povo”, afirmou.

PEC 349 - A proposta aprovada nesta terça é a PEC 349, apresentada em 2001 pelo ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP). Desde 2006, aguardava ser pautada pela presidência da Câmara para ser votada em segundo turno.

Com a aprovação, vai para o Senado, onde terá de tramitar por cerca de dois meses até poder ser ratificada pelos senadores e promulgada - isso num cenário de pleno acordo e vontade política.

Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


Eu assisti a sessão completa da Câmara dia 03/09 até o anuncio da votação de aprovação por unanimidade.Foi discurso que não acabava mais por uma questão que deveria ser bem óbvia. Infelizmente os políticos no Brasil só funciona na base do cutucão (pressão da sociedade) Mas ainda não terminou essa novela. Agora tem ainda a parte do senado. A pergunta é vai levar outros 7 anos? É por isso que a sociedade não aguenta mais essa leniência do descaso com o eleitor. Saibam os senhores que o ano que vem tem eleições e a sociedade está ficando mais politizada . A imprensa presta também um relevante serviço de bem informar aos eleitores o que está fazendo o seu representante em todos os níveis, municipal, estadual e federal e isso é fantástico para melhorar a democracia. Parabéns a imprensa.
 
João Alves de Souza em 04/09/2013 20:16:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions