ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Governador derruba lei que cria comissão de transição, mas emenda garante ato

Leonardo Rocha | 04/07/2013 12:19
Governador afirma que proposta compete ao poder executivo e não ao legislativo (Foto: divulgação)
Governador afirma que proposta compete ao poder executivo e não ao legislativo (Foto: divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou hoje, em diário oficial, o projeto que institui oficialmente a comissão de transição em Mato Grosso do Sul. De acordo com a publicação, esta proposta “extravasa” a atuação do legislativo, adotando medidas que são inerentes ao poder executivo.

O governador justificou que dar ao legislativo esta prerrogativa se trata de uma “ofensa ao princípio de harmonia, independência e respeito entre os poderes”. Ele ainda citou que já existe uma lei federal, proposta pela União, que trata sobre o tema, o que comprova que a proposta da Assembleia “usurpa” a competência do poder.

No texto do veto, o governo estadual ainda lembra que a Constituição Federal prevê por meio da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) na prestação de contas enviada ao TCE (Tribunal de Contas Estadual) a apresentação de dados e documentos sobre a administração e não a formação de comissão.

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), autor do projeto, afirmou que o governador se equivocou, já que o projeto foi aprovado em todas as comissões da Casa e não apresenta “vícios” de ordem jurídica. “O executivo devia dar o exemplo, já que prejudica o começo de uma gestão que não recebe informações daquele (gestor) que está saindo, percebemos que na ultima eleição, muitos prefeitos reclamaram desta questão”, afirmou ele.

Segundo Amarildo, o projeto tem o apoio do MPE (Ministério Público Estadual) e do Tribunal de Contas, por isso vai buscar o apoio dos colegas para derrubar o veto. “Vou articular aqui na Casa, para revertemos esta decisão”, explicou.

Outra proposta – Apesar do veto do governador, uma emenda constitucional promulgada neste mês na Assembleia, prevê justamente a instituição de uma comissão de transição nas prefeituras e no governo estadual. Esta emenda, de autoria do deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB), não precisa da aprovação do governador André Puccinelli (PMDB).

Nos siga no Google Notícias