ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Governador divulga decretos para dar mais transparência ao poder público

Leonardo Rocha | 12/07/2013 07:56
Governador divulga decretos e pede que instituições adotem medidas (Foto: divulgação)
Governador divulga decretos e pede que instituições adotem medidas (Foto: divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) divulgou hoje os cinco decretos que têm objetivo de dar mais transparência ao poder público. Ele espera que os outros órgãos e entidades que recebem recursos públicos possam seguir o exemplo e também aplicar as medidas.

André solicitou que os ocupantes de cargos comissionados apresentem documentos que comprovem ser “ficha limpa”. Ele ainda convidou os servidores a abrirem o sigilo fiscal e patrimonial para administração estadual, divulgando seus respectivos nomes em diário oficial.

O governo ainda irá publicar mensalmente por meio do Portal da Transparência a relação de repasses de verbas estaduais para entidades e municípios, além dos balancetes. O executivo também nse comprometeu a publicar a relação de todos os servidores e seus respectivos salários.

Para as entidades de interesse público e sem fins lucrativos, o governo irá disponibilizar o Portal da Transparência para que elas divulguem os balancetes mensais em relação à receitas e despesas, publicando os repasses públicos que receberam. “A praça é do povo, as pessoas tem de sede de mudança e querem respostas imediatas. Elas querem bons serviços públicos e instituições céleres, honestas e transparentes”, destacou o governador.

A justificativa é que a população quer participar das decisões e a classe política deve contribuir com este movimento legítimo. “Temos que responder o clamor das ruas, será que se a planilha do transporte público fosse detalhada e os reajustes tivessem sido discutidos com a população, teríamos manifestações?”, questionou.

André ainda ponderou que desde 1997, já colocou a disposição seu sigilo fiscal, telefônico e financeiro e que gostaria que os outros gestores e políticos fizessem o mesmo. O governador anunciou ontem que iria tomar estas medidas para dar uma “reposta” aos protestos e manifestações por todo país.

Confira os decretos:

1. Todos os ocupantes de cargo comissionado deverão apresentar documentos e certidões negativas atualizadas, civis e criminais, para que a população saiba que são fichas limpas;

2. Todos os servidores comissionados serão convidados a abrir seus sigilos fiscal e patrimonial para a administração estadual. Os que aceitarem terão seus nomes divulgados no Diário Oficial do Estado;

3. O governo publicará mensalmente no Portal da Transparência de forma sistemática a relação dos repasses de verbas estaduais para entidades e municípios, além do que já consta nos balancetes;

4. O governo publicará a relação de todos os servidores e seus respectivos salários que constam na tabela remuneratória;

5. O governo vai disponibilizar gratuitamente o Portal da Transparência para que toda e qualquer entidade de interesse público, sem fins lucrativos, publiquem seus balancetes mensais de suas receitas e despesas, contribuindo assim para o melhor controle social.

Nos siga no Google Notícias