ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Governador lança editais durante Semana de Ciência e Tecnologia

Juliana Brum e Leonardo Rocha | 21/10/2015 12:05
Reinaldo destaca a importância do investimento em ciência e tecnologia durante evento nacional (Foto - Fernando Antunes)
Reinaldo destaca a importância do investimento em ciência e tecnologia durante evento nacional (Foto - Fernando Antunes)

Sete editais dentre eles premiações para jornalistas, fotógrafos e pesquisadores na área de ciência e tecnologia foram apresentados nesta manhã (21), durante a abertura da semana nacional de Ciência e Tecnologia no teatro Aracy Balabanian com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), secretário da SECTEI (Secretaria de Cultura Turismo Empreendedorismo e Inovação), Atayde Nery, padre Ricardo Carlos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) dentre outras autoridades.

Dos editais, quatro da Fundact e três premiações. O tema do concurso para este ano é "Luz, Ciência e vida", no qual 26 municípios do Estado até sexta-feira (23) com participação e 1,5 alunos da rede pública e particular.

Segundo o secretário da SECTEI, Atayde Nery, o Estado evoluiu neste setor e hoje já se iguala a São Paulo quanto em presença em grandes feiras de ciência.

"A evolução de nossos estudantes e a força dos jovens é imprescindíveis e estão presentes em 18 projetos nacionais, 3 experimentos em feiras internacionais como nos Estados Unidos" disse Nery.

O reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), padre Ricardo Carlos também destacou que a região Centro do Oeste é a única região que não está com déficit de desemprego diante da crise financeira, e que continua empregando trabalhadores com o fruto de empenho de todos em oportunidades e que alavanca o Estado com projeto de Consciência Ambiental em todo o Estado.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou o aumento da empresas, municípios e unidades participantes comparados a 2014.

Segundo Azambuja no ano passado foram 6 instituições parceiras, neste ano já existem 183, de 180 unidades neste ano serão 1.200 e quanto aos municípios já são 12 a mais do que 2014 que haviam 14 participantes.

"Estes números mostram o crescimento deste setor no MS. Diante de uma crise politica e econômica se manteve emprego no Estado sendo o Mato Grosso do Sul que fez mais investimentos privados 2015. Todas as conquistas se devem a ciência, tecnologia e inovação" destacou Azambuja.

Durante o evento o Governo do Estado assinou um termo de Cooperação com o Imasul (Instituto de meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Cultura Turismo Empreendedorismo e Inovação, Semad e Fundação de Cultura para um regime de Cooperação para casa do Pantanal localizado no parque das Nações Indígenas.

Atayde Nery destacou que a intenção é fazer uma gestão compartilhada com empresas privadas. Lá é um local de divulgação e exposição do bioma do pantanal.

Nos siga no Google Notícias