A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

21/03/2011 14:59

Governo do Atacama no Chile quer intercâmbios com MS

Ítalo Milhomem

O governador André Puccinelli (PMDB) recebeu hoje (21) a visita de uma delegação chilena, liderada pela governadora da província do Atacama, Ximena Matas Quilodrán, que está em Mato Grosso do Sul para discutir intercâmbios culturais e econômicos.

Puccinelli mostrou as potencialidades do Estado em relação as rotas de exportação de produtos sul-mato-grossenses pela rota que liga Mato Grosso do Sul ao pacífico por meio da Bolívia e do Chile. Ele comentou que falta pouco mais de 300 quilômetros de linha férreas no Chile e na Bolívia para que a tão esperada rota biocêanica seja concretizada por meio dos trilhos.

O governador também ressaltou que estão sendo construídas estradas na Bolívia com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ampliar as parcerias comercias e culturais com os países sulamericanos pelo projeto da IRSA (Integração Regional Sulamericana).

A delegação chilena visitará também Corumbá e Dourados, devido ao interesse em cooperação na questão da tecnologia na área de siderurgia com a Vale do Rio Doce e de geração de energias renováveis com a usina Monteverde.

A governadora do Atacama afirmou que há interesse da Universidade Estatal do Atacama em fazer intercâmbios com as universidades do Estado. Puccinelli colocou a disposição a secretária de Educação para iniciar as conversas com as universidades locais que tiveram interesse nesse convênio.

A delegação chilena que visita Mato Grosso do Sul é formada ainda por Celso Arias, reitor da Universidade de Atacama; Juan Alberto Noemí, diretor da Zona Norte do ProChile; Francisco García, gerente de comunicações do governo; Leny Nuñez Salinas, gerente regional da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo de Atacama; e Pedro Céspedes Cortés, também integrante.

Estiveram presentes também na reunião o diretor corporativo da Fiems, Jaime Verruck, e os secretários Tereza Cristina Dias (Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo) e Carlos Alberto Menezes (Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions