A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/10/2012 11:05

Guardiã de urna, presidente de mesa mobilizou família

Mariana Lopes
Rosana e a urna, ainda dentro da caixa (Foto: Minamar Júnior)Rosana e a urna, ainda dentro da caixa (Foto: Minamar Júnior)

Desde a última quarta-feira, 3 de outubro, a funcionária pública Rosana Duarte Yule Marques, de 45 anos, ganhou praticamente um novo membro na família, que recebe todo o cuidado e atenção, além de mobilizar todos os moradores da casa. Como presidente de mesa, ela ficou responsável por guardar a urna eletrônica da seção eleitoral dela até o dia da Eleição, no próximo domingo (7).

Rosana Marques é o exemplo do que está ocorrendo, neste período de eleição, nas casas de 1567 presidentes de mesa em todo o Estado.

"É uma resposabilidade muito grande, chego até a ficar tensa", comenta a funcionária pública, que sequer ousou ligar o aparelho. "Mesmo sabendo que ela não vai funcionar, não fico mexendo, deixo bem guardada na caixa", afirma.

Na casa dela, a urna só fica quando há alguém. "Já cheguei a levá-la comigo para a casa da minha mãe para que ela não ficasse aqui sozinha", conta, com demosntrando toda precaução que tem com o aparelho eletrônico no qual muitos eleitores campo-grandenses depositorão o voto.

Rosana confessa que, por zelo, acaba demandando cuidados excessivos à urna. "É a primeira vez que preciso ficar com uma urna, não sabia como é, então a preocupação é grande", conta a presidente de mesa de uma das seções da zona eleitoral localizada no colégio Professor Vanderlei Rosa de Oliveira.

O local da casa que Rosana escolheu para guardar o aparelho foi dentro de uma dispensa, que fica trancada a sete chaves e de onde ela só tira em caso de extrema necessidade. "Recebemos um treinamento que nos orientou a deixar guardado, longe de crianças, para não correr risco algum de quabrar", diz a funcionária pública.

Segundo o chefe de cartório da 35ª zona eleitoral, Cássio Frederico Ortieri, todos os presidentes de mesa receberam um treinamento, que durou cerca de duas horas, com orientações sobre como cuidar das urnas. Cada cartório determinou um prazo para os responsáveis retirarem as urnas no tribunal. 

Ainda de acordo com Cássio, a urna só passa a funcionar a partir das 7h do dia 7 de outubro. Ele explica que antes de começar a votação é impresso o Boletim da Zerésima, que se trata de um relatório com os nomes de todos os candidatos a prefeito e vereador, comprovando que não existe voto naquela urna.

 

 

 

 



SOU PRESIDENTE DE MESA E TAMBÉM ME PREOCUPO COM A MINHA URNA , É COMO SE ELA FOSSE MINHA FILHA , ESPERAMOS QUE O NOSSO ESFORÇO REPRESENTE , A FELICIDADE DE CADA PESSOA DAS NOSSAS CIDADES
 
antonio silva em 05/10/2012 19:27:17
Não sei aonde é a festa, pq somos obrigado a isso. Mas cada um gosta do que quer né.
 
Sérgio Martins em 05/10/2012 19:24:34
Sou Presidente de Mesa, já peguei meus materiais (urna, cabine, caderno de votação, etc), nesse ano eu e minha filha (que completou 18 anos), vamos trabalhar. Eu amo trabalhar, faço bolo...café...suco, enfim me preparo para a FESTA DA DEMOCRACIA. Acho que cada 1 de nós deve fazer isso "de coração", minha seção é na 475 fica na Escola Hilda na Coophatrabalho.
 
Valdecí Batista Saantos em 05/10/2012 15:02:51
Os mesários das Eleições 2012 já foram escolhidos. Vai ter que ficar para a próxima. Você deve procurar o Cartório Eleitoral do seu munícipio ou se inscrever pela internet no site do TRE/MS (www.tre-ms.jus.br)
 
Ricardo Melo em 05/10/2012 14:03:36
so aproveitando a carona, alguem sabe me dizer como eu faço para ser mesaria de eleiçao. obrigado
 
DIVA LUCIANO DE FREITAS DE OLIVEIRA em 05/10/2012 12:04:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions