A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

27/10/2012 10:05

Guia do eleitor: tire suas dúvidas sobre a votação

Fabiano Arruda
Fila para votação no primeiro turno. (Foto: Rodrigo Pazinato)Fila para votação no primeiro turno. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Neste domingo (28), 561,3 mil campo-grandenses vão às urnas para escolha do novo prefeito. E o Campo Grande News elaborou um guia para auxiliar os eleitores na votação.

Horário e local de votação – O eleitor deve votar das 8h às 17h. São pouco mais e 1,5 mil seções eleitorais na Capital. Consulte o local de votação clicando aqui.

Obrigação - O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.

O que pode - No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência. Não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Justificativa – Os eleitores de Campo Grande poderão justificar a ausência em qualquer cidade brasileira, caso não se encontrem em seu domicilio eleitoral amanhã.

Para que a justificativa seja realizada, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet dos tribunais regionais eleitorais e, também, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

No momento em que o eleitor for justificar sua ausência, é indispensável que ele tenha o número do título. Além disso, deverá ser apresentado um documento oficial com foto (carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação).

O requerimento da justificativa pode ser acessado aqui

No interior,o documento poderá ser entregue em uma das mesas receptoras de justificativa. Confira aqui os endereços.

Documentos necessários – O eleitor pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como RG, carteira de identidade funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e Passaporte.  A Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão leve o título de eleitor para ajudar a identificar a seção onde vota.

Ordem de votação – No segundo turno o eleitor vota para a escolha do prefeito. Edson Giroto (PMDB) tem o número 15 e Alcides Bernal (PP) o número 11.

É preciso digitar o número em seguida o botão verde para confirmar, laranja para corrigir. Caso o eleitor decida votar em branco, basta selecionar o botão correspondente. Há a opção ainda do voto nulo, desde que tenha digitado os números que não pertençam a nenhum candidato.

Preferência – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garante a prioridade de votação para os candidatos, seguido pelos juízes, auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral.

Também têm preferência os promotores eleitorais, policiais militares em serviço, maiores de 60 anos, doentes, com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e mulheres que estão amamentando.

Colinha – Caso o eleitor não lembre o número dos candidatos para prefeito é possível levar uma colinha para a seção eleitoral.

Eleitor poderá justificar ausência da votação em qualquer município
Os eleitores de Campo Grande poderão justificar a ausência em qualquer cidade brasileira, caso não se encontrem em seu domicilio eleitoral no próximo...
Disque-denúncia da Justiça Eleitoral terá atendimento 24h até amanhã
O serviço de disque-denúncia do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) tem funcionamento 24 horas até amanhã, véspera do segundo turno em Campo Grande....
Candidatos devem prestar contas à Justiça Eleitoral até dia 6 de novembro
Os candidatos, comitês financeiros e os diretórios regionais e municipais dos partidos políticos têm até o dia 6 de novembro para prestarem contas à ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions