ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Iunes é reeleito prefeito de Corumbá com 42% dos votos válidos

Município abriga o Pantanal e é destaque pela produção de minério

Aline dos Santos | 15/11/2020 21:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Marcelo Iunes venceu em Corumbá (Foto: Divulgação)
Marcelo Iunes venceu em Corumbá (Foto: Divulgação)

Marcelo Iunes foi eleito prefeito de Corumbá, município que abriga o Pantanal e destaque pela produção de minério. A disputa foi travada entre seis candidatos, mas Marcelo venceu com 42,65% dos votos válidos.

Paulo Duarte (MDB) ficou em segundo lugar com 26,99%.

Na cidade de 112.058 habitantes, a corrida eleitoral teve representantes do Psol, PSD, PSL, PRTB, PSDB e MDB.

Corumbá é conhecida como Cidade Branca devido à cor clara de seu solo, rico em calcário. A ocupação da região teve início no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área do atual município foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.

Fundado em 1778 para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral precioso, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque (primeira denominação do vilarejo) transformou-se no principal entreposto comercial da região.

Quando a passagem de barcos brasileiros e paraguaios pelo Rio Paraguai foi liberada, e devido à importância comercial que passou a ter, a localidade foi elevada a distrito em 1838 e, em 1850, a município.

O município tem área de 64.962,80 km² (quilômetros quadrados), total que representa 18,03% da área do Estado. A maior parte do território é ocupado por atividades de pecuária. Porém existem também atividades de extração mineral e industrialização, além de turismo.

Nos siga no Google Notícias