ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Jovens têm até 8 de maio para tirar título eleitoral e participar das eleições

Justiça Eleitoral intensifica campanha para estimular o voto dos jovens e fortalecer a democracia

Por Jhefferson Gamarra | 03/04/2024 15:17
Eleitor na cabine de votação em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Eleitor na cabine de votação em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Jovens entre 16 e 18 anos têm até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral e garantir sua participação nas eleições municipais deste ano. O documento é essencial para exercer o direito ao voto e escolher os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pelos próximos quatro anos nos municípios do país.

Entre os dias 18 e 22 de março, a Justiça Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor 2024, junto com o lançamento da campanha "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história" nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação visa estimular o engajamento dos jovens no processo eleitoral, com a realização de atividades especiais em escolas, voltadas especialmente para esse público.

A interação com os jovens ressalta a importância da participação no processo eleitoral como forma de fortalecer a democracia. A Justiça Eleitoral destaca que ao votar, os cidadãos têm o poder de influenciar o futuro de suas cidades e estados.

No pleito presidencial de 2022, figuras públicas como a cantora Anitta, a atriz Bruna Marquezine e outros artistas como Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e o ator norte-americano Mark Ruffalo incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título eleitoral e participarem das eleições. Como resultado desse esforço, em 2022, mais de 2 milhões de eleitores nessa faixa etária se cadastraram para votar, representando um crescimento significativo em relação ao pleito de 2018.

O procedimento para tirar o título eleitoral pode ser realizado pela internet, através do sistema autoatendimento TítuloNet (clique aqui). O jovem deve preencher todos os campos com seus dados pessoais e anexar pelo menos quatro fotografias para comprovação de identidade. Após o envio da solicitação, é possível acompanhar o processo pela internet e posteriormente emitir o título eleitoral no cartório mais próximo.

É importante ressaltar que o voto é facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, assim como para idosos acima de 70 anos. No entanto, aos 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e a ausência nas urnas pode acarretar em problemas para emitir documentos e até mesmo se matricular em instituições de ensino.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e incentivar o exercício da cidadania através do voto: https://www.justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/ 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias