ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Justiça Federal suspende nomeação de ministro da Justiça

Ricardo Campos Jr. | 04/03/2016 18:02
Silva, à esquerda, durante cerimônia para assumir ministério da Justiça (Foto: Agência Brasil)
Silva, à esquerda, durante cerimônia para assumir ministério da Justiça (Foto: Agência Brasil)

A Justiça Federal de Brasília suspendeu a nomeação de Wellington César Lima e Silva como ministro da Justiça. A decisão, em caráter liminar, foi tomada nesta sexta-feira (4) após um pedido do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). O ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, que ocupava a pasta antes de Silva, declarou que o Governo Federal irá recorrer da decisão.

Segundo informações do G1, o parlamentar que entrou com o processo alegou que membros do Ministério Público não podem exercer outra função senão a de professor no poder público.

A juíza federal Solange Salgado, responsável pela decisão, determinou que a presidente Dilma Rousseff (PT) seja intimada urgentemente sobre o assunto. A magistrada sustenta que Silva poderá ser nomeado para o cargo novamente, desde que se desligue do órgão ao qual é lotado, por exoneração ou aposentadoria.

Ele atua no Ministério Público Estadual da Bahia desde 1991, tendo sido inclusive procurador de Justiça naquele estado, estando atualmente afastado do cargo.

A Constituição tem brechas para que membros desses órgãos sejam nomeados para cargos públicos, desde que compatíveis com as funções institucionais do MP, sendo proibidas a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

Cardozo entende ser perfeitamente possível que um membro do ministério público assuma cargos no Executivo Nacional e ele confia que a liminar será cassada após recurso.

Nos siga no Google Notícias