A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/08/2013 15:12

Lei obriga mercados a manter todos os caixas abertos em promoções

Zemil Rocha
Nova lei pode acabar com longas filas de supermercados  (Foto: Arquivo)Nova lei pode acabar com longas filas de supermercados (Foto: Arquivo)

As longas e demoradas filas enfrentadas pelos consumidores nos supermercados e hipermercados na hora de pagar as compras, especialmente nos dias de promoção, podem estar com os dias contados em Mato Grosso do Sul. A Assembleia Legislativa do Estado promulgou uma lei que obriga esses estabelecimentos comerciais a manter todos os caixas abertos.

Dispondo sobre o preenchimento obrigatório com funcionários dos caixas de supermercados e hipermercados estabelecidos no Estado, a lei 4.395, de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), prevê punição aos estabelecimentos que possuam seis ou mais caixas de pagamento, onde somente uma pequena porcentagem atende aos clientes.

O objetivo da nova norma é evitar uma espera longa e desnecessária diante de caixas fechados e sem funcionários operando, fato que reiteradamente acontece atualmente tanto nos normais quanto naqueles de rápido atendimento, que por vezes ficam com apenas com apenas um atendendo, mesmo havendo espaços vagos para outros.

A nova norma também determina que supermercados e hipermercados afixem, em local e tamanho visíveis, cópia da lei, com o número 151 e a inscrição “disque-denúncia/Procon-MS”.

Como a norma goza de presunção de legitimidade e constitucionalidade, seu cumprimento passa a ser obrigatório a partir da publicação, mesmo que os estabelecimentos ingressem na Justiça contra a norma, alegando inconstitucionalidade. Só depois de conseguir uma medida judicial adequada, como uma liminar, podem se desobrigar da medida imposta pela lei.

 



gostei demais acho isto otimo foi a melhor coisa que o deputado entrou com este pedido na camara parabéns,As vezes temos que ficar no mercado 2.00 horas nas filas para pagar as nossas compras do mês.em Campo Grande é o pior lugar aonde os mercados tratam os compradores tem mercado que o atendimento é ruimmmmmm..demais.
 
carlos roberto de oliveira em 13/08/2013 12:23:05
se essa lei entrar em vigor mesmo só vejo duas opções ou alguns supermercados irão fechar por falta de funcionário ou diminuir a quantidade de caixa pelo numero de funcionários simples assim acham msm que eles vão ter tanto gasto por que pra poder manter os funcionários que ja tem e contratar mais terão de por a mão no bolso mesmo hein..
 
everton henrique coelho carnauba em 11/08/2013 21:54:49
olha eu acho muito boa essa lei pois sou caixa e seria bem melhor mesmo que tivesse mais caixas abertos assim nao trabalharia tanto mas vamos combinar deveria ter mais beneficios né afinal essa nao é uma area muito desejada e como vejo a maioria dos clientes só sabem reclamar e acha que o caixa que tem culpa das coisas esta la apenas para fazer a sua funçao nao temos culpa de preço e nem se tem caixas disponiveis o suficiente como disse é otimo que tenha mais caixas abertos assim tds trabalhariam igual e nao um mais que o outro o que vejo muito tbm é que os clientes tem o costume de ir direto para o caixa rapido sendo que os outros caixa ja estao livres, enfim melhorem o salario afinal aguentamos muito mais.quem sabe se os tds clientes empacotarem tbm seja rapido neh! fica dica
 
everton henrique coelho carnauba em 11/08/2013 21:43:01
Bom como tem que funcionar todos os caixas em dias de ofertas...,esses dia em plena quinta verde na parte da manhã comper Rua Joaquim Murtinho tinha 03 caixas funcionando e as filas dobrando.., independente se haverá movimentação eles tem que colocarem mais caixas.
 
Angela Santana em 10/08/2013 08:17:14
valeu marquinhos ta vendo como tem muita coisa melhor pra fazer do que ficar perdendo tempo com a enersul
 
DOUGLAS SILVA em 10/08/2013 01:29:49
MELHORE TAMBEM A FAIXA SALARIAL PARA APARECER MAIS CANDIDATOS DISPOSTOS A TRABALHAR SABADOS, DOMINGOS E FERIADOS, POIS QUANDO SE TRABALHA EM MERCADO VCE ´TOTALMENTE SUBMISSO A ELE NAO TEM MUITA GENTE QUERENDO TRABALHAR NESTES DIAS ACIMA CITADOS
 
sueli santiago em 09/08/2013 11:12:28
E os caixas que ficam recebendo contas. Vai no caixa eletronico do seu banco e paga. Quer crédito no celular, faz pela internet do seu banco. Coloque as contas em débito automático e pronto.
Caixa de mercado é para comprar mantimentos, material de limpeza, etc...
 
Orlando Santos em 09/08/2013 10:37:55
Parabéns Marquinhos foi ótima ideia de criar essa lei, eu não aguentava mais ficar na fila de super mercado aguardando a minha vez de espera, eu prefiro eu empacotar as minhas compras........
 
maria inacia rocha em 09/08/2013 10:08:09
Tem que verificar , pois os mercados todos os dias estão anunciando promoções , então pelo entendimento da lei, os caixa devem estar de prontidão todos os dias. O que vem acontecendo nos supermercados é os caixas receberem contas de luz, água, boletos bancários etc, e os clientes tem que aguardar na fila para passar suas compras, visto que nem sempre os códigos de barras são lidos e acaba que têm que digitar , e gera muita demora ( o maxxi é campeão dessa atitude ).Por que os mercados não disponibiliza um caixa somente para recebimento. Outra coisa que precisa ser verificado é as balanças dos caixas se estão aferidas corretamente, pois estive ontem no fort da ernesto geisel e me surpreendi com o peso de um produto, o qual não levei .
 
Joaquim Cunha em 09/08/2013 10:03:11
O CAMPEÃO EM RECLAMAÇÃO COM CERTEZA VAI SER O MAXXI ATACADO É O PIOR LUGAR EM ATENDIMENTO DE CAMPO GRANDE, E SE VC RECLAMA ELES TEM UMA RESPOSTA GROSSEIRA NA PONTA DA LÍNGUA!!!!!
 
CRIS. ALVES em 09/08/2013 09:56:46
Não tem super hiper melhor ou pior, todos, sem exceção, gastam verdadeiras fortunas na mídia e colocam dos 20 caixas 4 ou 5 funcionando... Uma verdadeira falta de respeito, se funcionar será ótimo... Que não aconteça o que aconteceu com a lei dos 15 minutos da fila de banco...
 
Janaê Pereira em 09/08/2013 08:29:56
Essa lei tinha que valer também para os bancos que justo na hora do almoço que é o horário de maior movimento eles reduzem drasticamente a quantidade de caixa abertos...
 
Gleidson Adilan em 09/08/2013 08:07:50
Até em fim, ontem dia de promoção no hipermercado extra fiquei 45 minutos na fila, além de poucos operadores em torno das 07:00h acontece a troca de turnos. Que a lei seja aplicada o mais rápido possível.
 
lia teodoro estigarribia barbosa em 09/08/2013 07:18:38
..a desculpa é sempre a mesma...."troca de turno por isso que não tem caixa", lembrando que os supermercados hj em dia são tudo fachada, os funcionários são terceirizados - caixa, limpeza, açougue e padaria e os repositores de mercadorias são de responsabilidade dos fornecedores..
 
sergio alves em 08/08/2013 22:51:40
Já estava na hora de alguém tomar providencia para acabar com essa falta de respeito dos mercados, todos,mas o COMPER é o pior.Eu já reclamei em todos os lugares possíveis não adiantou. Quem sabe agora com esse lei "besta" que é melhor que nem uma, fique um pouco melhor.
 
Sueli Pinheiro em 08/08/2013 20:34:42
Concordo que os supermercados deveriam manter mais caixas, mas vamos então combinar outra coisa. Se não, só aumenta o custo dos produtos (afinal, quem paga os funcionários são os clientes). Aumentando o numero de caixas, vamos acabar com os empacotadores. E como em todos os outros paises desenvolvidos, os clientes que se apressam para empacotar as mercadorias enquanto a caixa passa os produtos.
Tem madame (e filho-de-papai!) demais nesta cidade que fica no celular enquanto passam as compras, e depois deixa toda a fila esperar a caixa empacotar os produtos, ainda pendurado no celular...
Horas, a atendente que passa os produtos e O CLIENTE que acompanha este procedimento empacotando as compras. Passou o ultimo produto, paga, e saia! Nunca vi tanto falto de respeito com os outros quanto aqui.
 
Marcos da Silva em 08/08/2013 20:31:07
Os eleitores deveriam prestar atenção como o Deputado Marquinhos Trad legisla: Suas ideias sempre versam sobre coisas inúteis e que em nada contribuem para a sociedade. Francamente, qual a serventia dessa lei? Tenho 45 anos e nunca senti falta de uma norma que cuidasse disso, em especial porque os hiper e supermercados tem horários muito longos de funcionamento, é só escolher melhor a hora de fazer compras que não enfrenta fila!
 
João Dias em 08/08/2013 18:48:41
Olha Valter não vejo nada de besta nessa lei, você não deve ir aos supermercados ótima lei deputado são pequenas coisa assim que vem as outras mudanças parabéns.
 
joao braz em 08/08/2013 18:35:55
UFA! ATÉ QUE ENFIM!!!!!
 
ELY MONTEIRO em 08/08/2013 17:36:21
infelizmente os supermercados vão retirar os caixas sobrando mas não vão contratar mais ninguém.
 
valter martins em 08/08/2013 17:19:41
Eu acho que toda a lei, em caso de descumprimento, a multa deveria ir para o consumidor e não para o estado ou município, quem está sendo lesado não é a cidade mas sim eu como cidadão, a maioria das pessoas não denuncia porque todos pensam, vou denunciar para dar mais dinheiro pro governo? E aí tudo continua como já é, o deputado Marquinhos podia fazer uma lei assim, tá dada a dica...
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 08/08/2013 17:16:09
vao acabar com a s promoçoes HA HA HA
 
Alex André de Souza em 08/08/2013 16:08:57
as coisas tem que funcionar por lei pelo jeito... é um absurdo ir ao mercado e ficar na fila por mais tempo que gastou com a escolha do que precisava!
 
Caio Prado em 08/08/2013 16:08:13
Muito bom. Parabéns Campo Grande pela iniciativa.
 
Jardelino Pereira Caetano em 08/08/2013 15:51:15
O MAX Atacado é o pior na cidade de Campo Grande. Vamos exigir os direitos do consumidor. DENUNCIANDO.
 
ADELIBIO AZAMBUJA em 08/08/2013 15:49:24
que lei mais besta. acha mesmo que os supermercados vão mesmo colocar todos os caixas para funcionar?? fica mais facil retirar os caixas e deixar somente os que tem funcionarios para atender sem contratar mais ninguem.
 
valter martins em 08/08/2013 15:47:40
Até quem fim uma lei para esses supermercado que tem 20 caixa ai só 5 estao funcionando.Espero agora que essa lei faz muita mudança.........
 
Diego Alessandro Da Silva em 08/08/2013 15:45:44
Já era tempo! Pois é uma falta de respeito deixar pessoas em filas longas e alguns caixas fechados.Com os acontecimentos dessas leis to igual Tomé só acredito vendo essa ler ser aprovada.Pronto falei!!!
 
vanessa vanderleis em 08/08/2013 15:38:58
Conheço várias cidades, e em Campo Grande parece que os supermercados combinaram de desrespeitar o cliente em conjunto. Nunca vi lugar com supermercados tão ruins.
 
Ricardo Farias em 08/08/2013 15:34:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions