A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/06/2013 14:21

Lideranças esperam propostas concretas de Comitiva do Governo Federal

Mariana Lopes e Aline dos Santos

A Comitiva do Governo Federal chegou a Mato Grosso do Sul na manhã de hoje, para discutir a questão da demarcação das terras indígenas. A esperança, por parte dos dois lados, é de que desta vez saiam propostas concretas da União. Parte da comitiva já está no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, aguardando o início da reunião com lideranças indígenas e representantes produtores rurais.

De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que trabalha pelas causas indígenas, estão todos confiantes, principalmente, na indenização ou na permuta diária do prático. O deputado acredita que hoje saia um cronograma definindo as ações para ser encaminhada uma proposta concreta.

Antes de entrar para a reunião, o juiz auxiliar da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Rodrigo Rigamonte, que esteve em Mato Grosso do Sul logo após a morte do terena Oziel Gabriel, que morreu durante conflitos, afirmou que só veio acompanhar a comitiva.

O juiz adiantou apenas que no próximo dia 24 o CNJ irá fazer outra reunião em Campo Grande, e até fim de julho será apresentado o relatório final sobre as manifestações.

A Comitiva do Governo Federal aguarda no Centro de Convenções a chegada da presidente interina da Funai (Fundação Nacional do Índio), Maria Augusta Assirati, que foi a Sidrolândia visitar as terras ocupadas e a família Oziel.

A comitiva conta com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Luiz Inácio Adam, a secretária executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos.

A reunião ainda terá a presença de líderes indígenas, representantes de produtores rurais, da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja E Milho), e também de prefeitos de cidades do interior de Mato Grosso do Sul

Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions