A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

20/06/2013 14:21

Lideranças esperam propostas concretas de Comitiva do Governo Federal

Mariana Lopes e Aline dos Santos

A Comitiva do Governo Federal chegou a Mato Grosso do Sul na manhã de hoje, para discutir a questão da demarcação das terras indígenas. A esperança, por parte dos dois lados, é de que desta vez saiam propostas concretas da União. Parte da comitiva já está no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, aguardando o início da reunião com lideranças indígenas e representantes produtores rurais.

De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que trabalha pelas causas indígenas, estão todos confiantes, principalmente, na indenização ou na permuta diária do prático. O deputado acredita que hoje saia um cronograma definindo as ações para ser encaminhada uma proposta concreta.

Antes de entrar para a reunião, o juiz auxiliar da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Rodrigo Rigamonte, que esteve em Mato Grosso do Sul logo após a morte do terena Oziel Gabriel, que morreu durante conflitos, afirmou que só veio acompanhar a comitiva.

O juiz adiantou apenas que no próximo dia 24 o CNJ irá fazer outra reunião em Campo Grande, e até fim de julho será apresentado o relatório final sobre as manifestações.

A Comitiva do Governo Federal aguarda no Centro de Convenções a chegada da presidente interina da Funai (Fundação Nacional do Índio), Maria Augusta Assirati, que foi a Sidrolândia visitar as terras ocupadas e a família Oziel.

A comitiva conta com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Luiz Inácio Adam, a secretária executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos.

A reunião ainda terá a presença de líderes indígenas, representantes de produtores rurais, da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja E Milho), e também de prefeitos de cidades do interior de Mato Grosso do Sul



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions