ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Política

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais elegeu mulheres no Senado, diz pesquisa

Quatro sul mato-grossenses foram eleitas senadoras: Marisa Serrano (PSDB), Simone Tebet (MDB), Tereza Cristina

Por Fernanda Palheta | 24/03/2024 14:48
Senadoras eleitas por Mato Grosso do Sul Marisa Serrano (PSDB), Simone Tebet (MDB), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (Podemos) (Foto Divulgação)
Senadoras eleitas por Mato Grosso do Sul Marisa Serrano (PSDB), Simone Tebet (MDB), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (Podemos) (Foto Divulgação)

Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais elegeu mulheres no Senado Federal. Em 200 anos de história, que serão completados nesta segunda-feira (25), quatro sul mato-grossenses foram eleitas senadoras: Marisa Serrano (PSDB), Simone Tebet (MDB), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (Podemos).

Esse levantamento é parte da pesquisa do cientista político Robson Carvalho, doutorando da UnB (Universidade de Brasília).

Desde a redemocratização até a última eleição, 407 mandatos foram disputados, deste apenas 44 vagas foram ocupadas por mulheres, segundo pesquisa do cientista político. O levantamento mostra como o Senado ainda é dominado por homens influência das famílias tradicionais na política.

Atrás de Mato Grosso do Sul estão os estados de Sergipe (SE) e do Rio Grande do Norte (RN) elegeram mulheres três vezes. De acordo com o cientista político a região com maior representatividade é o Nordeste, com 13 mulheres eleitas, seguido pelo Norte, com 12 senadoras e Centro Oeste, com 10 mulheres eleitas. O Sudeste e Sul possuem a menor representatividade na história do Senado com 5 e quatro mulheres eleitas, respectivamente.

O número de destaque de Mato Grosso do Sul, que soma 10% do total de mulheres já eleitas no Senado, chama ainda mais atenção, porque diferente da Câmara dos Deputados, em que as vagas são proporcionais a população, no Senado todos os estados possuem a mesma representatividade, com três parlamentares cada.

Apesar da maior representatividade história, a chegada das sul mato-grossenses no Senado é recente, a primeira mulher eleita senadora, Marisa Serrano, só conquistou a cadeira em 2007.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias