ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ministro chama Simone Tebet de descontrolada e confusão interrompe CPI

Senadores chamaram ministro da CGU de machista e bate-boca saiu do controle

Ângela Kempfer | 21/09/2021 15:08


A CPI da Covid protagonizou mais uma sessão de bate-boca há pouco em Brasília. Nesta terça-feira (21), durante depoimento do ministro Wagner Rosário, da CGU (Controladoria-Geral da União), a audiência foi suspensa depois da senadora Simone Tebet (MDB) se sentir desrespeitada.

A confusão foi grande. A gritaria tomou conta do auditório, o ministro acabou se retirando do local para intervalo de 10 minutos, mas a sessão foi encerrada.

Simone Tebet apresentou dados e datas referentes à denúncia de superfaturamento da compra da Covaxin e chamou o ministro de "engavetador", por não investigar nada e se comportar como advogado de defesa de Jair Bolsonaro. Ao responder questionamentos da senadora, Rosário disse que a sul-mato-grossense era "descontrolada".

Antes, o ministro já havia falado para Simone repetir tudo que tinha acabado de apresentar. "Eu recomendo que a senhora lesse tudo de novo, porque a senhora falou uma série de inverdades aqui", declaração que soou como provocação à sul-mato-grossense.

Os ataques levantaram a ira de Simone, que pediu respeito e teve apoio dos colegas. "Moleque", gritou o senador Otto Alencar (PSD-BA). Outros parlamentares chamaram Wagner Rosário de "machista". "Só as mulheres são descontroladas. Ele não vai destratar uma mulher mais uma vez", protestou a senadora Leila Barros (Cidadania-DF).

"Estou representando Mato Grosso do Sul como qualquer outro senador, mereço respeito. Não venham armados, venham desarmados, prontos para responder. Essa é uma casa que não aceita mentiras, desrespeito e arrogância", reforçou a sul-mato-grossense.

Além da discussão com a senadora, vários outros momentos tiveram tensão e bate-boca. "A maioria das vezes que ele participou aqui foi inquirindo os senadores e não o contrário. A partir deste momento, peço que, de testemunha, o ministro seja considerado investigado por essa CPI", solicitou o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), que durante a tarde, já havia chamado o ministro de "petulante pra c...”.

Já nos primeiros minutos de audiência, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estava presidindo a sessão, deu um puxão de orelha no ministro. "O senhor respeite essa Casa, baixe a bola", disse o senador. (Renato Machado)

Rosário foi convocado inicialmente para tratar das investigações dos repasses federais para estados e municípios, mas acabou saindo em defesa do governo federal, o que esquentou os ânimos.

Nos siga no Google Notícias