ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Moka aparece pela 3° vez seguida entre os parlamentares mais influentes

Leonardo Rocha | 04/09/2017 13:12
O senador Waldemir Moka apareceu no levantamento da Diap (Foto: Divulgação)
O senador Waldemir Moka apareceu no levantamento da Diap (Foto: Divulgação)

O senador Waldemir Moka (PMDB) apareceu pela terceira vez consecutiva, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Este levantamento é feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e foi divulgado nesta segunda-feira (4), em Brasília.

O Departamento Intersindical acompanha o trabalho dos parlamentares há 24 anos, analisando os 81 senadores e os 513 deputados federais, em Brasília. Moka também foi considerado em novembro do ano passado, o terceiro melhor parlamentar do Brasil, de acordo com um estudo realizado pela ONG (Organização Não Governamental) Ranking dos Políticos.

No levantamento do Diap, Moka é colocado no grupo dos "cabeças" e "articuladores" políticos, que segundo a instituição, conseguem se diferenciar dos demais parlamentares, por qualidades e habilidades de protagonista.

"Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações de ideias, liderando sua repercussão e tomada de decisão", explicou o coordenador da pesquisa, Antônio Augusto Queiroz.

A pesquisa fez a avaliação dos parlamentares, que estavam no efetivo mandato entre fevereiro e julho deste ano. Além de Moka, aparecem na lista a senadora Simone Tebet (PMDB), que é descrita como "formuladora", além do deputado Carlos Marun (PMDB) que entrou na condição de "debatedor".

Já os deputados federais Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tereza Cristina (PSB) são descritos como parlamentares em "ascensão". Dos 100 políticos que entraram nesta lita, 60 são deputados e 40 ocupam a função de senador.

Nos siga no Google Notícias