A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

05/06/2017 15:47

Moka é o segundo melhor parlamentar do país, diz ONG que avalia políticos

Zeca do PT e Vander são os piores avaliados de Mato Grosso do Sul, com pontuações negativas

Lucas Junot
Senador Moka é foi apontado como segundo melhor parlamentar do Brasil (Foto:Agência Senado)Senador Moka é foi apontado como segundo melhor parlamentar do Brasil (Foto:Agência Senado)

O Ranking Políticos – uma Organização Não-Governamental – avaliou, conforme publicação nesta segunda-feira (5), o senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) como o segundo melhor parlamentar do país, entre 594 congressistas (81 senadores e 513 deputados).

Em novembro do ano passado, o senador sul-mato-grossense ocupava a terceira colocação no ranking. Ao ganhar uma posição, Moka dispara na liderança entre os 88 parlamentares do PMDB no Congresso Nacional e entre os 11 parlamentares do Estado – três senadores e oito deputados federais.

Segundo o levantamento, Moka destaca-se pela qualidade e relevância dos projetos propostos, por não responder a processo judicial e quanto à presença nas sessões do Senado.

De acordo com a publicação, o primeiro lugar é ocupado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), com 581 pontos, sete a mais que Moka. A terceira colocação é do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), com 569 pontos.

Segundo os organizadores do ranking, o objetivo é comparar políticos de todo o país, classificando-os do melhor para o pior. "Sabemos que existem corruptos e incompetentes na política. No entanto, se votarmos em massa nos melhores, incentivaremos uma melhoria no panorama político", argumenta Renato Dias, um dos representantes da entidade.

Dias explica que a meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. "Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse", completa.

Senadores – No ranking que considerou apenas os senadores do país, Simone Tebet (PMDB) aparece em 24º lugar e Pedro Chaves (PSC) em 26º.

Apesar de bons pontos por qualidade legislativa - proposição de leis sobre diminuição dos gastos públicos; incentivo à livre iniciativa e regime de mercado; combate à corrupção; eficiência do serviço público; meritocracia no funcionalismo; liberdade de expressão e informação – a senadora perdeu pontos no quesito processos judiciais.

Já Pedro Chaves pontuou bem em privilégios [pelo pouco uso], mas fez poucos pontos no que se refere à frequência em sessões e qualidade dos projetos apresentados.

Deputados federais de MS: bancada foi toda ranqueada atrás do deputado Tiririca (Foto: Reprodução)Deputados federais de MS: bancada foi toda ranqueada atrás do deputado Tiririca (Foto: Reprodução)

Deputados Federais – Entre os parlamentares federais, o primeiro sul-mato-grossense ranqueado é Luiz Henrique Mandetta (DEM), na 37º posição, entre 534 deputados de todo país. Em seguida, Tereza Cristina Correa da Costa (PSC), aparece em 75º, Carlos Marun (PMDB) em 101º, Elizeu Dionísio (PSDB) em 115º, Geraldo Resende (PMDB) em 281º e Dagoberto Nogueira (PDT) em 390º.

Entre os sul-mato-grossenses, Zeca do PT e Vander Loubet, tiveram as piores avaliações, 492º e 521° lugares, respectivamente. Ambos registraram números negativos, em presenças, perderam pontos pela utilização de muitos privilégios e por terem processos judiciais, além da baixa qualidade legislativa.

Todos os sul-mato-grossenses aparecem atrás do deputado federal Tiririca (PR), que ocupa a 34º posição.

Pontuações - Cada político começa o ranking com duzentos pontos e, de acordo com os dados que obtidos pela ONG, pode ganhar ou perder pontos. “Consideramos como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de mídia de primeira linha. Além disso, acompanhamos as votações de cada político e classificamos as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o País, de acordo com os critérios do site”, esclarece a organização.



Se o Moka, que não fez nada de relevante, é o segundo melhor, imagine o feito do pior.
Essa avaliação é uma piada.
 
Critico em 06/06/2017 07:53:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions