ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

No último “cara a cara”, candidatos defendem debate de bom nível para MS

Delcídio, Riedel, Fábio Trad e Lucien Rezende chegaram à TV Morena; militância teve presença discreta na porta

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 29/09/2026 20:51
No último “cara a cara”, candidatos defendem debate de bom nível para MS
Candidatos ao chegar na emissora que pomove o debate nesta terça-feira (Fotos: Divulgação)

Os quatro candidatos convidados para o último debate entre os postulantes ao Governo de Mato Grosso do Sul antes do primeiro turno chegaram nesta terça-feira (29) à sede da TV Morena com uma expectativa em comum: apresentar propostas e discutir projetos para o Estado. Delcídio Amaral (PRD), Eduardo Riedel (PP), Fábio Trad (PT) e Lucien Rezende (PSOL) participam do confronto, mediado pela jornalista e apresentadora Lucimar Lescano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Quatro candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul participam nesta terça-feira (29) do último debate presencial antes do primeiro turno, na TV Morena: Delcídio Amaral (PRD), Eduardo Riedel (PP), Fábio Trad (PT) e Lucien Rezende (PSOL). Ao chegarem, todos disseram esperar foco em propostas. O formato terá quatro blocos, com perguntas e réplicas cronometradas. A ausência de João Henrique Catan (Novo) foi mantida após decisão do TRE.

O encontro ocorre na reta final da campanha e será o último debate entre os quatro candidatos antes da votação do primeiro turno. A transmissão está prevista para começar às 21h15.

Apesar das diferenças entre os projetos apresentados ao longo da campanha, os quatro ressaltaram ao chegar à emissora, a intenção de usar o espaço para apresentar propostas e discutir os problemas e o futuro de Mato Grosso do Sul.

Primeiro a chegar, Lucien Rezende afirmou esperar um debate "propositivo" e destacou que considera o encontro uma oportunidade para os eleitores definirem ou eventualmente mudarem o voto.

"Olha, eu espero um debate propositivo, como sempre foi. O debate da Morena geralmente é decisivo, é onde as pessoas esperam, os eleitores de Mato Grosso do Sul esperam poder estar definindo o voto ou mudando o voto. Mas, em si, a gente espera um bom debate e queremos fazer um debate de propostas de alto nível", afirmou.

O candidato do PSOL também avaliou positivamente a campanha e disse esperar "fechar com chave de ouro" após percorrer diferentes cidades do Estado.

Fábio Trad, do PT, também destacou a apresentação de propostas como principal expectativa para a noite. Segundo ele, o debate representa uma oportunidade para comparar diferentes visões de governo.

"A expectativa é altamente positiva. É uma grande oportunidade para a apresentação de propostas e comparação de visões de governo. E parabenizo a TV Morena por isso", afirmou.

Trad disse ainda que pretende apresentar um diagnóstico dos problemas do Estado acompanhado de propostas que, segundo ele, tenham fonte de financiamento, projetos, metas e prazos. "A prioridade é apresentar propostas para melhorar a vida do nosso povo", declarou.

Eduardo Riedel também defendeu que o debate seja concentrado em propostas e no futuro de Mato Grosso do Sul. "O debate é sempre um momento importante para o eleitor, ou pelo menos deveria ser", afirmou.

O candidato à reeleição criticou, sem citar adversários, o que classificou como situações em que debates acabam se afastando da discussão sobre os temas de interesse do eleitor. Para Riedel, o encontro deveria permitir que os candidatos apresentassem "o futuro do Estado, como vão fazer as coisas".

"A gente espera que esse debate seja produtivo nesse sentido, um debate de propósito, de propostas, de pessoas que venham a agregar ao conjunto das suas ideias, das suas propostas, aquilo que pensem fazer para o Estado, e o eleitor possa tomar a sua decisão", disse.

Último a chegar, Delcídio Amaral também colocou as propostas no centro da expectativa para o encontro. O candidato do PRD citou saúde, segurança pública, educação, tecnologia, infraestrutura e cidadania como temas que considera importantes.

"É o último debate da campanha eleitoral e espero que seja um debate de bom nível, para a gente discutir propostas e um projeto para Mato Grosso do Sul", afirmou.

No último “cara a cara”, candidatos defendem debate de bom nível para MS
Militantes reunidos na porta da emissora que promove o debate (Foto: Paulo Francis)

Como será o debate - O confronto será dividido em quatro blocos, alternando perguntas de tema livre e determinado. O quarto bloco também terá as considerações finais dos candidatos.

Em cada bloco de perguntas, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta e responder a apenas uma, garantindo que todos perguntem e todos respondam. A ordem dos questionamentos foi definida por sorteio durante reunião com os representantes das campanhas.

Quem fizer a pergunta terá 40 segundos para formulá-la e, depois, 1 minuto e 15 segundos para a réplica. O candidato que responder terá 3 minutos e 15 segundos, podendo administrar esse período entre resposta e tréplica.

Nas considerações finais, cada candidato terá dois minutos para se dirigir ao eleitorado, também seguindo uma ordem previamente sorteada.

A participação dos quatro candidatos segue os critérios estabelecidos pela legislação eleitoral e pela regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral para os debates.

Com o primeiro turno se aproximando, o debate da TV Morena concentra a última oportunidade de confronto presencial entre os quatro candidatos convidados. Para além das diferenças entre os projetos, as declarações dadas na chegada apontaram para uma mesma expectativa: aproveitar o espaço para falar sobre propostas e oferecer ao eleitor elementos para a decisão nas urnas.

No último “cara a cara”, candidatos defendem debate de bom nível para MS
Luciana Feitosa da Silva, liderança comunitária que foi acompanhar a chegada dos candidatos (Foto: Fernanda Palheta)

Militância discreta – Na porta da emissora, a militância que acompanhou a chegada dos candidatos foi separada em pontos distintos para evitar a aproximação entre as torcidas. Apesar da movimentação discreta, cerca de 30 apoiadores de Fábio Trad (PT) estiveram no local para acompanhar o candidato antes do debate. Os demais candidatos não tiveram apoiadores aguardando na porta.

A liderança comunitária Luciana Feitosa da Silva, que estava entre os apoiadores de Fábio Trad (PT), afirmou que participa de atividades políticas durante o período eleitoral e considera importante acompanhar os debates. Ela disse que foi à emissora para apoiar o candidato porque defende uma mudança no comando do Estado. “Participo ativamente da política, porque é muito importante”, afirmou.

Segundo Luciana, a presença em debates e outros atos políticos faz parte de uma participação que procura manter durante as eleições. “A gente tenta participar de todos os movimentos políticos que acontecem, debates, manifestos, tudo que se diz de movimento político”, disse.

Para Luciana, o debate na reta final da campanha também tem importância por permitir que os eleitores conheçam melhor as propostas dos candidatos. “Muito, porque aí as pessoas conseguem ter mais acesso às ideias, aos pensamentos de cada um, dos projetos, dos planos de governo de cada um”, afirmou.