ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Novas prisões buscam mandante de execução de vereador de Alcinópolis

Aline dos Santos e Nadyenka Castro | 20/07/2011 11:40

Prefeito e mais cinco foram presos nesta madrugada

Prefeito foi preso nesta madrugada em Alcinópolis.
Prefeito foi preso nesta madrugada em Alcinópolis.

Realizadas nove meses depois do assassinato do vereador Carlos Antônio Carneiro, as prisões do prefeito de Alcinópolis, três vereadores, um comerciante e a namorada do pistoleiro buscam esclarecer quem foi o mandante do crime.

Então presidente da Câmara de Alcinópolis, Carlos Antônio foi morto a tiros no dia 26 de outubro do ano passado, próximo ao Hotel Vale Verde, em Campo Grande.

À época do crime, o pai de do vereador, o vice-prefeito Alcino Carneiro apontava o envolvimento do prefeito no assassinato, mas, até então, no decorrer do processo não foi provada nenhuma conotação de crime político.

Na ocasião, prefeito negou qualquer participação. Três homens respondem na justiça pelo crime. Na madrugada desta quarta-feira, foram presos em Alcinópolis o prefeito Manoel Nunes da Silva (PR), o presidente da Câmara, Valter Roniz (PR), os vereadores Enio Queiroz (PR) e Valdeci Lima (PSDB), o comerciante Ademir Luiz Muller e a funcionária da prefeitura Jurdete Marques de Brito. Ela também é namorada de Irineu Maciel, preso pela execução do vereador.

As prisões são válidas por 30 dias e o processo corre sob sigilo. Em entrevista coletiva, o assessor de imprensa da Polícia Civil, delegado Sidnei Alberto, afirmou que os presos vão ficar em celas separadas.

A estratégia é evitar que eles conversem. O local em que ficarão presos não foi divulgado. Caso haja desencontro nas versões, a polícia fará acareações, inclusive com os presos que já respondem pelo crime. Também foram cumpridos seis mandados de busca, com apreensão de documentos e computadores.

Sobre o fato de ter decorrido quase dez meses do crime, o delegado afirma que a investigação só prossegue mediante surgimento de novos indícios, mas não explicou que prova sustenta as novas prisões.

Por ter foro privilegiado, a prisão do prefeito foi autorizada pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A entrevista para a imprensa foi definida após reunião entre o comando da Polícia Civil, a assessoria de imprensa da corporação e o setor de comunicação do governo.

Um comboio de quatro viaturas trouxe os presos para Campo Grande. Não está descartada a possibilidade de novas prisões.

Versões – Após o assassinato do vereador, Irineu Maciel foi preso em flagrante por policiais civis que passavam próximo ao hotel. Ele foi levado ao local do crime na garupa da moto de Aparecido Souza Fernandes, de 35 anos.

Na delegacia, o pistoleiro relatou que o crime foi intermediado pelo seu cunhado Valdemir Vansan. A morte do vereador teria sido contratada por uma terceira pessoa, cujo nome não foi revelado. Valdemir foi preso horas depois do assassinato.

Ainda na delegacia, Ireneu disse que receberia R$ 20 mil, sendo R$ 3 mil adiantados, pelo crime e que o revólver calibre 38 lhe foi entregue pelo cunhado. O acerto era para “fazer uma pessoa”, cujo nome foi repassado por Valdemir.

Em interrogatório diante do juiz, Irineu deu uma nova versão para o crime. De acordo com ele, o motivo foi vingança porque o vereador o teria humilhado. O pistoleiro também afirmou ser dono da arma utilizada na execução.

Segundo delegado, presos vão ficar em celas separadas e é cogitada acareações. (Foto: Simão Nogueira)
Segundo delegado, presos vão ficar em celas separadas e é cogitada acareações. (Foto: Simão Nogueira)

Passagem - Conforme a acusação, Ireneu Vansan recebeu uma passagem de ônibus da prefeitura da cidade para viajar de Alcinópolis a Coxim, no dia 1º de outubro, uma das vezes em que esteve na cidade para tentar consumar o crime.

A prefeitura informou que é obrigação do poder público conceder esse tipo de benefício a pessoas que pedem ajuda para deixar a cidade.

A justiça determinou que Valdemir, Irineu e Aparecido fossem levado a júri popular, mas os acusados recorreram da decisão.

Nos siga no Google Notícias