ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Para Reinaldo, governabilidade vale mais que partido na Assembleia

Ricardo Campos Jr. | 26/11/2016 11:03
Reinaldo falou sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia durante caminhada do servidor no Parque dos Poderes (Foto: Marina Pacheco)
Reinaldo falou sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia durante caminhada do servidor no Parque dos Poderes (Foto: Marina Pacheco)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou, neste sábado (26), que o mais importante na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa em janeiro é manter a governabilidade. Os tucanos ventilaram o nome do deputado estadual Beto Pereira (PSDB) para substituir Junior Mochi (PMDB), que demonstrou interesse em continuar no cargo.

“Nesses dois anos tivemos uma tranquilidade, praticamente nenhum problema. A questão [de o presidente] ser do partido não tem uma importância. É muito mais uma questão interna deles”, afirmou durante o 5° Circuito de Caminhadas do Servidor, realizado no Parque dos Poderes.

O governo já se manifestou contrário ao embate para disputar voto a voto a chefia do Legislativo. “A diretriz que eu dei ao governo e à Casa Civil é que busque o consenso como nós estamos fazendo na Câmara Municipal de Campo Grande”, afirmou.

Em entrevista exclusiva ao Campo Grande News na sexta-feira (25), o secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula, disse estar conversando com Mochi e os líderes dos blocos que os tucanos fazem parte, deputado Beto Pereira e Eduardo Rocha (PMDB), e o primeiro-secretário, Zé Teixeira (DEM). “Estamos procurando que a casa tenha um consenso”, afirma.

Para o secretário, o apoio do Legislativo Estadual foi de extrema importância para garantir a governabilidade nos dois primeiros anos do governo.

“Existe uma harmonia muito grande entre a Casa Civil e a Assembleia. Quem montou a presidência e a primeira secretaria que tem hoje no parlamento foi o governo. Nós conversamos com o partido e montamos. Então, novamente estamos conversando para montar a mesa e muito pontualmente, quem vota são os deputados”

O governador, segundo Sérgio de Paula, quer que esse consenso seja definido até a próxima terça-feira (29). Assim que ele chegar de Brasília, deve começar a ajudar nas articulações.

“Nunca dentro do governo houve a palavra disputa”, afirma o secretário. “Se buscarmos um consenso e todos ficarem satisfeitos, isso é muito importante”.

Caso as conversas rumem pela manutenção de Mochi à frente da Casa, o PSDB também fará questão de manter a vice-presidência, hoje exercida pelo deputado Onevan de Matos (PSDB). “Os partidos vão buscar maior fortalecimento dentro da casa, isso é natural e também é natural que o PSDB também busque, mas o nosso partido não vai buscar disputa”, conclui.

Nos siga no Google Notícias