A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

23/07/2013 16:46

Parentes de políticos, campeã de boxe e até Tânia Garib no concurso do TCE

Zemil Rocha
Quase dois mil estão de olho em 30 vagas do Tribunal de Contas (Foto: Cleber Gellio)Quase dois mil estão de olho em 30 vagas do Tribunal de Contas (Foto: Cleber Gellio)

Filhos, irmãos e familiares de outros graus de parentesco de conselheiros e políticos, uma tetra-campeã de boxe e até mesmo uma secretária estadual estão entre os inscritos para o concurso de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que será realizado no dia 4 de agosto, em Grande. De acordo com o edital, o concurso público foi convocado para o provimento imediato de 30 vagas dos cargos de auditor, com salário inicial é de R$ 6.259,55, havendo outras 20 vagas para o cadastro de reserva.

No total, o concurso teve 1.869 inscritos, com concorrência de 62,3 por vaga. Entre os parentes que entraram na disputa está Osmar Ferreira Dutra Junior, que é filho do conselheiro aposentado Osmar Ferreira Dutra, que foi presidente do TCE, além de dois outros possíveis familiares, Adriano Dias Ferreira Dutra e Mônica Dias Ferreira Dutra.

Também consta da lista de inscrições definitivas do TCE nomes de candidatos cujos sobrenomes lembram os de conselheiros ativos ou aposentados, como Tatiana de Oliveira Contar, Catarina Sumie Araki de Souza Figueiró, Savio Aparecido Capiberibe, Zélia Inácio Mendonça Capiberibe e Adnan Silva Coelho das Neves. Edson Contar, Paulo Capiberibe Saldanha e Ruben Figueiró são conselheiros aposentados, sendo o último atual senador da República. Iran Coelho das Neves é conselheiro da ativa no TCE.

Na lista de quase dois mil inscritos, chama atenção também a presença do nome de Maria Thereza Trad Alves, irmã do ex-prefeito da Capital e atual secretário estadual de Articulação com os Municípios, Nelsinho Trad. Maria Thereza, que já tem fama nacional devido às fotos sensuais que fez para revistas, é psicóloga, mas o concurso, embora só exija curso superior para inscrição, tem matérias mais ligadas ao Direito e Contabilidade.

Entre os inscritos também está Tânia Mara Garib, que integra o primeiro escalão do governador André Puccinelli. Tânia Garib é a atual secretária estadual de Trabalho e Assistência Social e acompanha Puccinelli desde a época em que ele foi prefeito de Campo Grande.

Outros nomes sugerem parentesco com desembargadores aposentados, como Milton Malulei, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado. O inscrito que tem esse mesmo sobrenome é Abrahão Malulei Neto.

Consta entre os inscritos até mesmo a tetra-campeã estadual de boxe Fernanda Epelbaum, que deixou de integrar a equipe de Mato Grosso do Sul que disputa o Campeonato Nacional de Boxe, na Capital, por falha da federação estadual. Fernanda também foi campeã nacional de muai thai.

Possíveis parentes de ex-deputados estaduais e de parlamentares federais podem estar também entre os que disputam vagas no TRE, como Fabiana Martins Jallad Bumlai, Juliana e Luciano Mandetta.

Nem mesmo pessoas ligadas ao prefeito Alcides Bernal (PP) ficarão de fora do concurso do Tribunal de Contas do Estado.

advogado de Bernal, LênioBen Hur, é um dos inscritos, assim como um parente do secretário municipal de Obras, Semy Ferraz, Nilo Alves Ferraz Júnior.

 



E aí, no que deu o concurso? Foi nomeado algum nome suspeito? Foram chamados mais do que deveria ser chamado?
 
CArlos NUnes em 01/02/2014 09:25:29
Hoje com a lei da Transparência e Acesso a Informação tudo vem a tornar.
 
Antonio Elias Morais em 25/07/2013 07:32:14
É acho que o GIGANTE adormeceu, que triste ACORDA BRASIL.
 
elisângela lemes em 24/07/2013 13:31:34
Para aqueles que falaram dos ´cursinhos´para o concurso, informo que um deles é de uma conselheira e só teve vaga pra quem trabalha no TCE. Vamos ver quantos dessa 'estudiosa turma' vão passar.
 
pedro francisco em 24/07/2013 12:40:14
Estou estudando a meses pra este concurso, mesmo sabendo do risco de fraude. No início desconfiei por conta da dispensa de licitação na contratação de empresa desconhecida, sem nenhuma experiência em concursos de contas e a prova composta por 100 questões múltipla escolha (valendo 1 ponto cada) e duas questões abertas (valendo 50 pontos cada). O problema vai ser conseguir constatar o critério utilizado para correção das questões abertas: enquanto a receita de miojo do sobrinho do Conselheiro vale 100 a dos concurseiros dedicados que abdicam da família e da vida social não valerão os mesmos 100. Todo mundo tem a chance de concorrer, seja parente ou não, mas vamos torcer para que haja idoniedade desta vez. Afinal, o TCE é a instituição que deveria zelar pela transparência pública.
 
Diego Santos em 24/07/2013 11:02:25
Escolheram até uma organizadora do fundo do baú....Era visível que era um concurso de CARTA MARCADA... As matérias não tem pesos....já deveria anular o concurso por aí...onde já se viu quinze matérias para se estudar sem quantificar os pesos em cada uma...nem o concurso da RECEITA FEDERAL que a remuneração é muito melhor e o edital tem mais coerência..
Temos que ficar de olho e denunciar para anulação do concurso!
 
Elenir Azevedo em 24/07/2013 10:58:35
O fato de ser parente, amigo ou conhecido de qualquer autoridade, não impede da pessoa se inscrever em um concurso publico. O que os candidatos e o MPE tem que observar é a lisura do concurso. Todos ficaram de olho, então é melhor o presidente do concurso dar a maior transparência possível para que não haja suspeição e anulação do concurso que é importante para todos.
 
Nelson Silva em 24/07/2013 10:51:45
Será que teremos que estampar de novo nos jornais uma charge com o desenho de uma lata de marmelada como já aconteceu alguns anos atrás num concurso do TCE, é uma vergonha essa politicagem deste estado, quando vamos aprender a votar e acabar com essa pouca vergonha?
 
rosane teresa em 24/07/2013 10:48:43
Eu tinha esse receio: agora temos que ficar de olho nos nomes dos candidatos aprovados e verificar se tem alguma ligação política.
 
Cristiane Parron em 24/07/2013 10:38:51
Esse povo já deve estar com o gabarito na mão, que saudade do meu tempo de criança que acreditava em papai noel.......
 
Ademir Silveira em 24/07/2013 10:22:58
Jogo meu diploma fora se nesse angu não tiver mosquito...
 
Marcus Vinicius em 24/07/2013 10:14:36
Isso é uma vergonha as pessoas estudam pagam R$ 150,00 na inscrição e no final vamos ver os nomes que serão aprovados. Cadê o Ministério Público para cancelar este concurso !!!
 
Fabricia Lima em 24/07/2013 10:01:41
Como concurseiro que sou, estranhei de imediato a contratação de uma banca sem muito prestígio em concursos de alto nível, ficando evidente que bancas como a Cespe ou da FCC não correria o risco de perder sua credibilidade em concursos públicos para agradar alguns poucos que querem burlar o sistema....
 
Jair Lima em 24/07/2013 10:00:15
Vocês procuraram saber quais desses candidatos também estão participando de cursinhos noites a fio e inclusive aos sábados e domingos? Garanto que não, procurem saber antes. Não podemos generalizar como fazem os noticiários, pois nem tudo na vida é podre.
 
Kátia Cristina Garib Budib em 24/07/2013 09:55:13
O TCE por ser um órgão julgador da lisura dos atos públicos deveria ser o primeiro a dar o exemplo. Mas, ao que parece, tantos outros concursos que ele realizou foram todos de carta marcada, a ETOM sabe muito bem disso! Também, esses conselheiros chegaram lá sem nenhuma base sólida de honestidade e responsabilidade com o que não lhe pertence.
 
jorge oliveira em 24/07/2013 09:44:21
Nossa então eu to ferrado. Quer dizer que se eu passar em algum concurso público, pela quantidade de sobrenomes que tenho estou fadado à maracutaia? é pq sou possivelmente parente dos ex governadores Marcelo Miranda ou do Zeca do PT ou do Rubens Figueiró ou de algum Medeiros?! Má fé não se presume pessoal. Se tem alguma irregularidade tem q ser punido e investigado. Agora falar em "nomes de candidatos cujos sobrenomes lembram os de conselheiros ativos ou aposentados" ou de uma campeã de boxe(?!?!?!!?) como se esportista não pudesse prestar concurso público... fala sério... Se fizerem algum tipo de maracutaia tem q ser investigado e punido, agora condenar pessoas por sobrenome e por função que exerciam não é indicio de nada.
 
GUSTAVO MORENO MEDEIROS MIRANDA FIGUEIRÓ em 24/07/2013 09:43:11
Vamos acompanhar de perto a lista dos aprovados e se esses nomes estiverem entre os aprovados, é hora de sai as ruas e pedir explicações desses conselheiros "faz de contas" que alias esse Tribunal só serve para acomodar deputados em fim de carreira como já vem sendo cogitado que no minimo dois deputados encerrarão suas carreiras no Tribunal, com a canetada de quem?? claro do governador!!
 
jose de mello em 24/07/2013 09:39:38
É por essa e muitas outras pilantragens que há por aí, é que já deixei de votar a tempos, pois se querem roubar e fazer falcatruas, que façam, porém não em meu nome, pois penso que votando neles, estarei dando meu aval para tal. Mas nem por isso, deixo de participar da vida política do meu país e quando aparecer alguém, entre nossos valorosos jovens que sejam dignos de receberem meu voto assim o farei.

Emigdio Martins
 
EMIGDIO DE ALMEIDA MARTINS em 24/07/2013 09:32:36
O concurso público é aberto para quem quiser participar, desde que preencha os requisitos. Até aí, tudo bem, toda e qualquer pessoa pode se inscrever, caso se encaixe no exigido, todos os inscritos deverão prestar as provas, o que é normal.
O que tem de ser acompanhado é o "depois".
Ver se realmente foram convocados os que passaram no concurso de forma legal. Tem que ser averiguado se houve acesso às provas antes do concurso.
Se eles se inscreverem e passarem - HONESTAMENTE - paciência, eles tem direito à essas vagas.
 
Meriele Oliveira Pereira em 24/07/2013 09:32:19
Sempre me chamou a atenção os concursos aqui no Estado de MS. Aqui não se vê empresas sérias na organização, tipo CESP/UNB, Carlos Chagas, Cesgranrio, etcc..
 
MARCELLO MENDES em 24/07/2013 09:24:33
Por isso nem perdi meu tempo (e minha grana) me inscrevendo nesse concurso. Ou alguém esperava que fosse acontecer coisa diferente? A começar pela escolha da banca. Só confio um pouquinho mais em concursos feitos pela Cespe, FCC e Esaf. O resto é papo!
 
Kátia Mendonça em 24/07/2013 09:15:24
Esta parecendo um jogo de cartas marcadas população sul mato grossense... quando sair a lista de aprovados teremos uma ideia de como foi esse concurso... conheço alunos de cursinhos de 03 a 05 anos de intensos estudos para essas vagas... vamos ficar de olho só. Nao achamos justo que quem se esforça para ter um salario mais digno ser ultrapassado pela organização escusa desses concursos.
 
LIANS DENNER PENHA EVANGELISTA em 24/07/2013 08:51:38
Esse concurso está parecendo casa de repouso para parentes de políticos etc... agora é esperar a lista de aprovados e constatar que 80% dos aprovados por "mérito e competência" são parentes dos poderosos para usufruírem de quase R$ 7.000,00 mensais. É pagar pra ver! Um professor já tinha me cantado a pedra sobre quais concursos que são cartas marcadas e quais são para as pessoas que realmente fizeram por merecer.
 
Ricardo Alves em 24/07/2013 08:47:52
me lembro de um concurso onde todos os aprovados eram parentes dos conselheiros,e sem a menor vergonha, depois de descobertos, devolveram o dinheiro da inscrição, na época 25 reais, aquilo ali (tribunal de faz de contas) é berço do nepotismo.
 
joao de deus em 24/07/2013 08:45:04
E quem precisa realmente do trabalho só paga a inscrição e nunca consegue nada ... muitas coisas para mudar nesse País, principalmente na cabeça dos nossos governantes que só lembram da população na hora de ganhar votos ... VERGONHA !!!
 
Maria Titi em 24/07/2013 08:37:06
Vamos ficar de olho na lista de aprovados!!!!!
 
paulo borges em 24/07/2013 08:32:31
Diante dessas informações acho que o Ministério Público tem que ficar de olho. Vejam o que aconteceu com o concurso na UFMS.
 
Roni Borges em 24/07/2013 08:26:38
Para com isso pessoal, é pura "coincidência" esses sobrenomes serem iguais aos de alguns conselheiros e políticos do Estado. Não são parentes nãooooo... Algum simples mortal teve coragem de gastar R$ 150,00 com a inscrição??? Kkkkkk Etâ MS.....
 
Alexandre Melo em 24/07/2013 08:06:31
Eu nunca farei concurso para Assembleia , TCE e TJ do estado de mato grosso do sul .
Não vou jogar dinheiro fora !!!
A coisa está muito descarada neste nosso roubado e surrupiado Brasil !!!
 
carlos alberto arruda de campos em 24/07/2013 07:53:45
Isso sim é uma vergonha!!! Cartas marcadas... E o povo ainda fica falando de lanchinho daqui e dali... Agora é esperar para ver quem é que vai "passar" nesse concurso!!!
 
Malu Silva em 24/07/2013 07:44:51
NEM PERCO MEU TEMPO COM ESSE CONCURSO JA E TUDO CARTA MARCADA ....BRASIL UM PAIS PRA POUCOS.
 
saulo bitencurt em 24/07/2013 07:43:48
VEJAMOS COMO SERÁ A LISTA DE APROVADOS.....ISSO ESTÁ CHEIRANDO MAL...
 
Ronaldo Pissurno em 24/07/2013 07:35:15
Maracutaia a vista!!! Fica de olho MPE.
 
Maria Antunes em 24/07/2013 07:12:21
Será...??????????????? Quem viver verá a lista de aprovados.Até quando MS?
 
Edgar Calixto Paz em 23/07/2013 23:37:43
Desde que não haja mutreta tudo bem este povo participar, se aprovados honestamente é porque são capazes. Mas vamos ficar de olho!!!
 
Luis Castro em 23/07/2013 23:05:19
Vamos aguardar o resultado. Com tanta gente graúda na disputa!
 
Jair de Oliveira em 23/07/2013 22:45:39
É conferir o resultado pra ver se as pessoas comuns, sem sobrenome conhecido, vão conseguir aprovação.
 
Antonio Almeida em 23/07/2013 22:16:22
Vejo um esquema será??
 
Diego Souza em 23/07/2013 22:15:30
O “fechamento da lista de aprovados” nesse Concurso do TCE-MS será pior que “briga de foice” (não será trágica, mas hilária, pois todos os “candidatos” têm padrinhos devidamente interessados (e os “pobres mortais”, que sonham com honestidade mas não conhecem esses meandros, sofrerão muito com esse pesadelo - basta ver na mídia que o José Carlos Dorsa e a Reitora Célia Maria “aprovaram” quem eles quiseram, em Concursos feito pela UFMS.... Hehehehehe!)
 
Jairo Miranda em 23/07/2013 22:13:04
Vamos aguardar para saber quem "sabe" mais que os outros. Quem viver, verá!!!
 
Olavo Nunes em 23/07/2013 21:54:00
Palhacada isso, so filho de politico , de que adianta fazer um concurso deste ...
todos com carta marcada.
 
etna davalo em 23/07/2013 21:50:07
Vamos ver depois os aprovados...
 
Filipe Alberto em 23/07/2013 21:39:47
Alguém sabe explicar o porquê da anulação, depois de divulgada a lista dos aprovados, de um concurso do TCE?
 
Carlos José em 23/07/2013 21:38:51
Ora ora!!! É só lembrar como foi a ultima tentativa de concurso para TC, claro que agora com grandes avanços!
 
gracyella galhardo em 23/07/2013 21:36:33
Não ira me surpreender se eu ver todos esse nomes, pelo menos a maioria, na lista de aprovados... veremos se o que dizem é verdade!!!
 
Henrique Souza em 23/07/2013 21:30:53
Estamos de olho, verificar de todo esse povo serão aprovados!!!
 
Valter Vieira Alves em 23/07/2013 21:20:36
Existe algum impedimento legal dessas pessoas citadas na reportagem de participarem do referido concurso?
Aliás, a maneira legal, ética e correta de assumir um cargo na administração pública é exatamente através de concursos. Que vençam os mais qualificados para as vagas.
 
Marta Otto em 23/07/2013 20:54:29
Xiiiiii. Vai começar tudo de novo.....Este é o Estado do MS todo conhece....Será conivente outras vez...As cartas estão na mesa...pena que todas marcadas...
 
Emerson Sepol em 23/07/2013 20:31:04
Muita gente após tomar conhecimento dessa lista de inscritos vai pular fora desse concurso, o TCE {turma do cabide de emprego} que acolhe aposentados, talvez não indesejados e apadrinhados políticos, com certeza não vai querer deixar nomes tão tradicionais fora do seu quadro.
 
walter oliveira em 23/07/2013 20:30:54
Será que o Tribunal de Contas de MS, mais uma vez vai manchar com corrupção e fraude em concursos público. Será uma vergonha ... Estamos de Olho.
 
Roberto Pereira em 23/07/2013 20:29:00
Alguem ficou sabendo deste edital? quando ele foi divulgado?
 
Daniela Fialho em 23/07/2013 20:26:01
Essas vagas já tem dono... quem se inscreveu não tenha grandes esperanças.
 
LEANDRO DE OLIVEIRA em 23/07/2013 20:17:02
Ninguém tem dúvidas que todos esse nomes estarão na lista dos aprovados e que todos serão nomeados, independente da colocação, chamarão até o último se for necessário para que todos entrem no tribunal. Coitado dos inocentes, desavisados que se inscreveram para esse concurso.
 
Rafael Santos em 23/07/2013 19:58:52
Ainda bem que não gastei meus ricos R$ 150,00 para me inscrever neste concurso. Me cheira a marmelada de longe...
 
Jair Flores em 23/07/2013 19:17:04
Esse é o Brasil e o nosso Mato Grosso do Sul, o resto que fiquem com concurso para ganhar R$ 680,00 pois enquanto tiver esse bando nos mais altos poderes é isso que veremos por décadas.
 
Marcos Maia em 23/07/2013 18:44:07
Será que irão escancarar de vez?....Estamos atentos! Ass: Concurseiro MS
 
paulo cesar em 23/07/2013 18:34:52
incrível Brasil não muda coitados daqueles que investem em cursinhos noites e noites a fio estudando acordando cedo usando todas as regras para concursos públicos deste nível, ai uns bonitinhos parentes, amigos ou até alguns que pagam para conseguir aquele gabaritinho da prova ai eles também coitados não dormem porque festejam um dias antes mas coitados eles tem ainda o sacrifício de decorar a colinha que deve ser bem difícil pra eles não é mesmo. E os cidadãos brasileiros senta e fica vendo acontecer. Cade a policia Federal cade nossas leis, mas será depois desse alvoroço todo essa provinha vai vazar tem que sim pegar eles com a boca na botija. fazer valer a lei se existe lei neste País. País dos palhaços que somo lógico nós a maioria
 
claudio rodrigues em 23/07/2013 18:31:52
Deu vontade de esticar uma faixa escrita assim: "EU JÀ SABIA!"
 
Juliana Maldonado em 23/07/2013 18:21:11
Quero ver onde vai dar esta história.
Isto não está cheirando bem.
Alguém de instância superior precisa ficar alerta.
Isto está me cheirando acomodação de companheiros.
Policia federal entre urgentemente no circuíto.
 
admilson custodio em 23/07/2013 18:12:20
Vão fraudar tantos concursos quanto necessários para desacreditar totalmente a instituição. Assim, um dia só se inscreverão e passarão "honestamente" os filhos desse pessoal.
E que como em alguns federais, ANTT e PRF, irão argumentar que os fraudadores foram todos identificados e eliminados, homologando o resultado final com alguns "sortudos" não pegos nas irregularidades, mas que tb fraudaram.
Quem aposta que terá fraude?
 
Ricardo Homrich em 23/07/2013 18:06:43
Isso eu ja imaginava , pois o TCE deveria ter aberto licitação para a banca do concurso e não o fez, então entende-se que a fraude começou na contratação da empresa sem licitação , e dai vamos ver quem desses acima serão chamados para ocuparem o misterioso e surpreendente vaga para alguns.
 
joao silva em 23/07/2013 17:53:12
Voces acham que vai ter esquema ou nao ???? Vamos ficar de olha na lista de aprovados ... Esse eu quero ver ... kkkkkkkkkk