ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Por sorteio eletrônico, ministro Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato

Paulo Nonato de Souza | 02/02/2017 10:41
O novo relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin (Foto: Agência Brasil)
O novo relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin (Foto: Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin vai ser o novo relator da Lava Jato na Corte, definiu o STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira, por sorteio eletrônico. Ele vai substituir Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro deste ano.

No STF tramitam cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato. No período em que a operação ficou sem relator, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, assinou a homologação das 77 delações premiadas de executivos e funcionários da empreiteira Odebrecht.

Como relator, além de ser o maior conhecedor dos casos e avaliar até que ponto a vida dos investigados deve ser devassada, a pessoa indicada para a missão também tem o poder, por exemplo, de arquivar um pedido de inquérito, encerrando as investigações.

O sorteio do ministro Edson Fachin foi realizado entre os ministros da Segunda Turma, que é a encarregada de análise dos inquéritos e recursos ligados ao esquema de corrupção que atuou na Petrobras. Além do novo relator, fazem parte da Segunda Turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Nos siga no Google Notícias